Farioli ousou, Veiga brilhou e o FC Porto venceu | OneFootball

Farioli ousou, Veiga brilhou e o FC Porto venceu | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·4 novembre 2025

Farioli ousou, Veiga brilhou e o FC Porto venceu

Immagine dell'articolo:Farioli ousou, Veiga brilhou e o FC Porto venceu

Com todas as opções de apoio pelas alas já utilizadas, Francisco Farioli recorreu ao banco para lançar Gabri Veiga, procurando alterar o rumo do encontro do FC Porto e tirar partido da qualidade de passe do espanhol para obrigar o SC Braga ao erro. A escolha do técnico italiano de posicionar o médio junto à linha direita, como ala, surpreendeu o próprio jogador, que no final, em declarações ao Porto Canal, afirmou: «Sei adaptar-me a qualquer posição no campo, apesar de ter ficado surpreendido, mas é uma decisão do treinador e tenho de aceitar e dar o meu melhor.»

O plano resultou. Gabri Veiga foi determinante na vitória sofrida sobre os arsenalistas (2-1), ao servir Borja Sainz para este antecipar Victor Gómez, entrar na área e bater Horniceck aos 79 minutos. Apesar de a utilização a partir do banco poder ter sido circunstancial, os minutos de Gabri Veiga evidenciaram a sua crescente influência nos golos do FC Porto, colocando-o à cabeça das assistências da equipa, em igualdade com Alberto. Ambos contam com cinco passes para golo, mas o espanhol destaca-se por já ter marcado um golo, no triunfo frente ao Rio Ave (3-0), na 6.ª jornada, partida em que também assinou duas assistências.


OneFootball Video


Em apenas 33 minutos em campo, Gabri Veiga esteve muito activo e diverso nas suas intervenções. No capítulo dos passes, completou 21 de 27, uma taxa de eficácia de 78%. Criou duas ocasiões de golo, uma das quais originou o tento de Borja Sainz, e assinou sete passes no terço ofensivo. No total, efectuou quatro remates, um enquadrado com a baliza e dois fora do alvo.

Na recepção ao SC Braga, domingo passado, num jogo de grande intensidade, foi Borja Sainz quem brilhou ao apontar o golo da vitória (2-1) depois de ter sido lançado por Francesco Farioli aos 64 minutos. É mais um exemplo da capacidade do FC Porto em encontrar soluções no plantel e da importância dos suplentes (embora Borja Sainz conte mais presenças como titular) para o sucesso colectivo.

Visualizza l' imprint del creator