Portal dos Dragões
·9 gennaio 2026
FC Porto pode ter interesse em Abubacarr Sedi Kinteh mas não está sozinho

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·9 gennaio 2026

O FC Porto integra o rol de clubes europeus que seguem com particular interesse a progressão de Abubacarr Sedi Kinteh, defesa-central de apenas 19 anos que tem brilhado ao serviço do Tromso, terceiro classificado do campeonato norueguês em 2025.
A notícia foi avançada esta sexta-feira pelo portal britânico Football Insider, que descreve o internacional gambiano como “um dos mais talentosos defesas-centrais na sua faixa etária”, no futebol europeu, e aponta-o também ao radar do Chelsea e de vários clubes da Bundesliga, garantindo que não deverá demorar até que cheguem ao clube escandinavo as primeiras propostas concretas para a sua contratação. O mesmo portal refere ainda interesse do Benfica no jogador.
Nascido na Gâmbia, Abubacarr Sedi Kinteh completou a sua formação no Senegal, concretamente na Academy Mawade Wade, antes de rumar ao Tromso em fevereiro de 2025 para realizar um período de testes. Pouco depois foi assegurado com um contrato válido até final de 2029.
A estreia a nível sénior aconteceu no mês seguinte, a 23 de abril, quando Jorgen Vik o lançou de início no triunfo por 0-1 em Skjervoy Kunstgress frente ao Skjervoy, jogo que garantiu o apuramento para a terceira eliminatória da Taça da Noruega.
A aposta manteve-se no campeonato, tendo Abubacarr Sedi Kinteh fechado a época com 22 jogos oficiais, um golo e uma assistência, e um conjunto de exibições sólidas que lhe valeram igualmente a chamada à seleção da Gâmbia.
Na seleção nacional foi titular a 10 de outubro na derrota em casa ante o Gabão por 3-4 (com quatro remates certeiros de Pierre-Emerick Aubameyang), numa fase em que o apuramento para o Mundial de 2026 já estava matematicamente fora de hipótese.
Não é ainda conhecido o montante que Benfica e FC Porto teriam de desembolsar para convencer o Tromso a negociar Abubacarr Sedi Kinteh. A imprensa norueguesa noticiou recentemente a existência de uma oferta – de um clube não identificado – na ordem dos cinco milhões de euros, que terá sido prontamente rejeitada.
Essa proposta teria colocado a jovem promessa entre as maiores vendas da história do clube norueguês, equiparando-a à transferência de El Hadji Malick Diouf, lateral-esquerdo que saiu para o Slavia Praga em 2024 por 5,5 milhões de euros e que, no ano seguinte, rumou ao West Ham por 22 milhões de euros.
Curiosamente, Abubacarr Sedi Kinteh partilha o balneário do Alfheim Stadion com um português: Ieltsin Camões, avançado com passagens pelo Sporting, CAC, Nacional, Marítimo, União de Almeirim e Alverca, que terminou 2025 com 14 golos e sete assistências em 26 jogos.









































