MundoBola
·29 dicembre 2025
Filipe Luís renova com Flamengo e mira marca de 45 anos de Cláudio Coutinho

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·29 dicembre 2025

A novela entre Flamengo e Filipe Luís pela renovação de contrato chegou ao fim na manhã desta segunda-feira (29), com o anúncio do novo contrato do treinador até o fim de 2027. O novo contrato abre a possibilidade do ídolo rubro-negro superar uma marca que já perdura 45 anos: um técnico completar duas temporadas no comando da equipe.
A última vez que o Flamengo teve o mesmo treinador do início de janeiro ao final de dezembro por dois anos consecutivos foi com Cláudio Coutinho. O histórico comandante rubro-negro liderou de 1976 até 1980 e, desde então, o feito não se repetiu e sequer houve um treinador que ficou 24 meses no clube.
Filipe Luís já alcançou duas marcas significativas: foi o primeiro a ficar no clube de janeiro a dezembro desde Vanderlei Luxemburgo, que comandou toda a temporada de 2011. A renovação de contrato garante que ele vai ultrapassar os 14 meses de clube, já que assumiu em outubro de 2024.
Agora, o ex-lateral pode ultrapassar o tempo da maior passagem de Carlinhos Violino pelo Mengão, que ficou 19 meses entre agosto de 1991 e março de 1993. Ou seja, caso cumpra todo o novo vínculo até o fim de 2027, Filipe terá ao menos a segunda maior passagem de um treinador pelo clube desde a década de 70.
O nome de Filipe Luís surgir entre alguns dos maiores técnicos da história do clube não é à toa. Afinal, o comandante conquistou o seu lugar entre os principais treinadores do clube após a temporada histórica de 2025.
Sob o seu comando, o Fla adicionou uma Copa do Brasil, uma Libertadores, um Brasileirão, uma Supercopa e um Carioca até o momento. Cinco títulos que o deixam muito perto de alcançar mais um recorde já no início da temporada: se tornar o treinador com mais títulos pelo Flamengo.
Filipe está ao lado de Jorge Jesus e Flávio Costa, atrás apenas de Carlinhos, dono de seis troféus em suas muitas passagens pela Gávea. Nos primeiros meses de 2026, o Mengão vai disputar a Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Campeonato Carioca. Ou seja, o trono pode ter um novo dono já em fevereiro.









































