Coluna do Fla
·10 gennaio 2025
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·10 gennaio 2025
No fim de 2024, o eleitorado do Flamengo decidiu que queria mudanças no clube e, por isso, elegeu Luiz Eduardo Baptista (Bap) como presidente. No primeiro mês à frente do Fla, Bap iniciou as mudanças de forma cautelosa. Contudo, um setor que já tem grandes diferenças é o da comunicação. Logo de cara, a gestão definiu por criar uma pasta exclusiva para comunicação do futebol, o que promete trazer evoluções significativas interna e externamente.
Anteriormente, o Flamengo tinha apenas um setor unificado para a comunicação. Contudo, fontes consultadas pela reportagem garantem que os responsáveis pelo setor no futebol não mantinham contato com os demais: “O Ninho não conversa com a Gávea”, foi o que relatou um antigo funcionário do clube.
Para o cargo de diretor de comunicação do futebol, Bap contratou Rodrigo Paiva, que estava na CBF. Desde o início, o dirigente já indicou diferenças no tratamento com imprensa e torcedor. Mesmo com os poucos dias de trabalho, já existem ao menos três diferenças evidentes em relação ao modus operandi anterior.
Em trabalho conjunto com José Boto, diretor técnico de futebol, a comunicação do Flamengo decidiu emitir um boletim informativo, com a programação do elenco. No documento, são descritos de forma detalhada os horários de treinos, viagens, reapresentações e afins. Desta forma, a imprensa tem mais base para programação e cobertura do dia a dia do Rubro-Negro e, consequentemente, torcedores são melhores informados sobre a rotina.
Práticas comuns em outros clubes do futebol nacional, as coletivas de jogadores e os períodos de treino com presença da imprensa se tornaram raridade. Antes da pandemia, o Flamengo ainda abria este espaço. Contudo, desde o ‘boom’ da Covid-19, tais atividades passaram a ser pontuais, acontecendo sobretudo em apresentações de jogadores ou situações excepcionais. Em dados momentos, até mesmo as entrevistas de Zona Mista, após os jogos, eram cortadas.
Com a projeção de coletivas de imprensa e treinos abertos, torcedores e jornalistas terão maior possibilidade de questionar, cobrar e entender os possíveis problemas e caminhos traçados pelo futebol do Flamengo.
No início da gestão Landim, o Flamengo costumava compartilhar a lista de relacionados para os jogos. Contudo, com o passar do tempo, a prática caiu em desuso. O clube se atinha somente à publicação da escalação, cerca de uma hora antes do jogo. Entretanto, neste início de trabalho, a comunicação de futebol da gestão Bap tem sido mais transparente.
Neste início de trabalho, por exemplo, o Flamengo divulgou a lista de relacionados tanto para a pré-temporada nos EUA, quanto para os jogos iniciais do Carioca. Sendo assim, o clube passa maior transparência em relação à programação. Além disso, o torcedor fica melhor informado sobre processos de recuperação de jogadores como Pedro, Viña e Everton Cebolinha, que não viajaram junto ao elenco. Com isso, também foi possível saber que De Arrascaeta está recuperado da cirurgia que realizou no fim do ano e já tem condições de jogo.
Com diferentes processos acontecendo ao mesmo tempo, a comunicação do futebol passou por uma subdivisão em três partes. Sendo assim, há assessores destinados para: equipe que vai aos EUA; equipe que vai disputar o Carioca; atividades ligadas diretamente ao Ninho do Urubu.
Apesar da criação da comunicação do futebol, a comunicação geral, pré-existente antes da chegada de Bap, também seguirá tendo papel relevante. Nesta semana, inclusive, o Flamengo divulgou como será a organização do setor. Dentre os principais nomes, estão Mariucha Moneró, Flavia da Justa e Marcelo Conti. Além disso, há também a criação da função gerente de redes sociais, com Paulo Cesar Pereira Filho atribuído ao cargo.