Coluna do Fla
·10 settembre 2025
Flamengo ironiza jornalista que se revoltou com campanha do clube na ONU

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·10 settembre 2025
O “pronunciamento oficial” concedido pelo Flamengo na terça-feira (09) dividiu opiniões. Enquanto os rubro-negros vibraram com a petição para virar uma ‘Nação simbólica da ONU’, quem não gosta do Mais Querido se revoltou. Esse foi o caso do jornalista paulista Arnaldo Ribeiro, que tratou o movimento do Mengão como “soberba clubística”. Nesta quarta (10), a página oficial do sócio-torcedor do clube ironizou.
“Boa tarde, ‘Soberbos Clubísticos’. Já chamaram todo mundo pra assinar a petição? Zico mandou meta de 500 mil. Vamo?”, escreveu a página ‘Nação Sócio-Torcedor’, no X (antigo Twitter), canal oficial do clube. Nos comentários, a Nação se divertiu com a ‘cutucada’.
“Amei o deboche, pode continuar”, escreveu um torcedor do Flamengo. “Na cara do Arnaldo Ribeiro. O Malvadão está em outro patamar”, digitou outro. No mais, vários colocaram risadas, percebendo a ironia do clube para o jornalista, que é torcedor assumido do São Paulo.
Durante participação em debate no canal de assinatura ‘BandSports’, na terça-feira (09), Arnaldo discordou completamente da ação promovida pelo Flamengo. Além disso, o jornalista acha que o movimento promovido pelo Mais Querido mais afasta do que atrai torcedores.
— Essa coisa de ser maior do que os outros, se sentir maior que os outros… Soberba clubística. Não acho que é mensurado apenas por conta do número de torcedores. Enfim, é aquilo. Eu nunca entendo quando um clube popular toma essa iniciativa, quando ele pretende se separar e virar uma coisa única, e não admirada pelos outros. Acontece muitas vezes. Isso afasta as pessoas, e não aproxima —, disse Arnaldo Ribeiro, no ‘BandSports’.
A campanha, que deseja tornar o Flamengo como a primeira “Nação simbólico-cultural” do planeta, tem como objetivo engajar a imensa torcida rubro-negra em torno de um movimento simbólico. O reconhecimento pela ONU, ainda que em caráter simbólico, seria a validação internacional de um fenômeno que já se manifesta no Brasil e em todo o mundo. A campanha abre espaço para a participação direta da torcida, que poderá apoiar a causa assinando a petição digital. Para isso, basta entrar na página peticao.flamengo.com.br.
Em resumo, em menos de sete horas de campanha, o movimento alcançou mais de 100 mil assinaturas, números que eram esperados para o fim de semana, segundo o Flamengo. Até o início da noite desta quarta-feira (10), a campanha teve a participação de mais de 370 mil rubro-negros, afinal.