Leonino
·13 novembre 2025
FPF põe-se ao lado de Villas-Boas e arquiva queixa do Sporting

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·13 novembre 2025

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol arquivou a queixa do Sporting contra André Villas-Boas, referente ao episódio recente em que o Presidente do Porto pareceu chamar "calimero" aos homólogos do Clube de Alvalade e do Benfica.
As autoridades competentes julgaram "totalmente improcedente a acusação" levada a cabo pelo Sporting. Sendo assim, o Conselho de Disciplina da FPF decidiu absolver André Villas-Boas "da prática de uma infração disciplinar" relacionada com "lesão da honra e da reputação dos órgãos da estrutura desportiva e dos seus membros".
Em causa, relembre-se, estão as palavras de André Villas-Boas nos 'Portugal Football Globes', onde o Presidente do Porto disse o seguinte: "a ausência de um dos melhores VAR portugueses, Tiago Martins, que tem sido amplamente criticado pelo presidente do Sporting e do Benfica e está afastado dos clássicos (...) a coação feita pelos presidentes dos rivais tem impacto direto nas nomeações (...) Estamos todos ansiosos para ver a quem será hoje atribuído o prémio de 'Calimero do Ano'. Não faltam candidatos…".
Segundo informações a que o jornal Record teve acesso, a defesa de Villas-Boas terá apresentado os seguintes argumentos: "As expressões que proferiu se inserem no legítimo exercício da liberdade de expressão, em contexto institucional e de debate público sobre o futebol, não contendo qualquer imputação de factos falsos, desonrosos ou ofensivos da honra de árbitros ou agentes desportivos".
O Presidente do Porto atacou ainda a queixa do Sporting, explicando que viola "o princípio da igualdade e da coerência decisória, mostrando que, em casos substancialmente idênticos, incluindo, no seu entender, declarações muito mais graves proferidas por dirigentes de outros clubes — não foram instaurados procedimentos disciplinares nem aplicadas sanções".









































