Zerozero
·24 gennaio 2026
<i>Bis! Bis!</i>

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·24 gennaio 2026

É um bis dentro de um bis! Pela segunda vez esta semana, o Sporting conseguiu uma vitória tardia graças a dois golos de Luis Suárez, que vive o melhor momento de forma desde a chegada ao clube e, provavelmente, de toda a carreira.
O bicampeão nacional entrou melhor neste jogo frente ao FC Arouca, a contar para a 19ª jornada da Liga Portugal Betclic. Dominou-o praticamente na totalidade, ainda que as condições meteorológicas nivelassem um pouco o terreno. A boa entrada dos lobos na segunda parte quase deu um golpe forte nas contas do título, mas o marcador voltou a mexer aos 90+6.
Nada fazia prever que o jogo se fosse tornar tão difícil para os leões. Mais do que o 2-1 a meio da semana frente ao campeão europeu ou o 6-0 no último encontro com este adversário, foi a forma como os leões entraram em campo, com total controlo sobre o jogo e uma grande facilidade na chegada ao último terço do campo.
Cada jogada terminava em remate. Ainda que não fossem propriamente oportunidades flagrantes, o Sporting ia contornando a baliza e o golo parecia uma questão de tempo. Gonçalo Inácio foi o mais criativo, com passes longos na origem dos dois principais lances do primeiro tempo: num, Luis Suárez atirou ao lado depois de fintar o guarda-redes e no outro o colombiano fez o golo, com um belo trabalho após assistência de Maxi Araújo.
Na segunda parte tudo mudou. O Arouca, que pouco criou no primeiro tempo, surgiu com uma nova energia e dominou durante alguns minutos, somando oportunidades antes e depois de Barbero ter feito o golo do empate aos 48, assistido por Jose Fontán. Rui Silva, frustradíssimo, ainda teve de fazer uma grande defesa para evitar a reviravolta.
A partir da hora de jogo a bola passou a pertencer à equipa de Rui Borges, ainda que sem o conforto da primeira parte e também com um volume de oportunidades muito menor. Aliás, foi preciso esperar até aos 85 para ver um lance de verdadeiro perigo, com Morten Hjulmand, regressado de suspensão, a cabecear para uma enorme defesa de De Arruabarrena.
Depois, no sexto minuto de descontos, o último e grande momento do jogo: Geny Catamo colocou na área o cruzamento perfeito e Luis Suárez, mesmo com uma cabeçada imperfeita, conseguiu levar a bola até às redes. Desbloqueou assim os festejos efusivos que demonstram a crença nesta luta pelo tricampeonato.
Luis Suárez (Sporting): Que grande momento de forma. Não é matador no sentido em que aproveita todas as chances (hoje desperdiçou algumas), mas faz mais do que o suficiente. Hoje igualou o melhor marcador Pavlidis e bisou pela sétima vez na época! Impressionante.
Gonçalo Inácio (Sporting): Quando joga à direita da defesa tem uma tendência maior para procurar o passe longo, recurso onde mostra grande qualidade. Criou o lance do 0-1, mas antes disso já tinha oferecido outro golo a Suárez.
Barbero (FC Arouca): Não foi capaz de marcar em nenhum dos primeiros 17 jogos com a camisola do Arouca, mas acaba de festejar em jogos consecutivos. É claramente um avançado competente, de maneira que, entrando em forma goleadora, pode ser uma grande ajuda para os lobos.
Maxi Araújo (Sporting): Voltou de suspensão na Liga e voltou também à posição de lateral esquerdo, onde consegue sobrecarregar qualquer adversário pela forma como sobe no terreno. Está num nível alto e é um dos jogadores mais importantes do Sporting.

Onze do FC Arouca:
Ignacio De Arruabarrena, Tiago Esgaio, Javi Sánchez, Matías Rocha, Jose Fontán, Taichi Fukui, Espen van Ee, Alfonso Trezza, Lee Hyunju, Naïs Djouahra, Barbero

Onze do Sporting:
Rui Silva, Iván Fresneda, Matheus Reis, Gonçalo Inácio, Maxi Araújo, João Simões, Morten Hjulmand, Geny Catamo, Francisco Trincão, Luís Guilherme, Luis Suárez
1':

Começou a partida
16':

Sporting: Luis Suárez
em posição privilegiada depois de uma assistência de João Simões, mas o desvio saiu dividido com um defesa arouquense.
21':

Sporting: Luis Suárez
foi lançado na profundidade por Inácio e fintou o guarda-redes adversário, mas depois, com um defesa a tapar a baliza, atirou ao lado! A maior ocasião até ao momento.
25':

O Sporting apareceu dominante no jogo e vai chegando com facilidade ao último terço, mas pode vir a lamentar o desperdício das oportunidades caso o Arouca consiga estabilizar defensivamente.
35':

GOLO Sporting! Luis Suárez marca
Luis Suárez marca o seu 16º golo na prova (19 jogos) Luis Suárez marcou o seu 23º golo na equipa (31 jogos)
Mais um belo passe longo de Inácio, um passe atrasado de Maxi e no fim um grande trabalho de Suárez, que tira um adversário do caminho e remata cruzado a trair o guarda-redes.
37':

VAR:
GOLO CONFIRMADO Esteve em análise um possível fora de jogo de Maxi, mas o uruguaio estava em posição legal.
Intervalo:

Vantagem justa do Sporting ao intervalo, num jogo em que os leões têm conseguido facilmente chegar ao ataque e criaram mais do que suficiente para chegar à vantagem.
48':

GOLO FC Arouca! Barbero marca
Barbero marca o seu 2º golo na prova (17 jogos)
Cruzamento de Fukui, desvio de Fontán e Barbera no sítio certo para restabelecer o empate. Grande entrada do Arouca na segunda parte.
54':

FC Arouca: Naïs Djouahra
lançado em transição e o remate até foi bom. Desta vez Rui Silva teve de se esticar para defender.
75':

O Arouca entrou muito bem na segunda parte quando nada o fazia prever e está a colocar o Sporting em apuros. Mais bola do lado leonino, mas faltam as oportunidades.
85':

Sporting: Morten Hjulmand
cabeceou na sequência de um livre e De Arruabarrena voou para uma grande defesa. Que chance!
90 +6':

GOLO Sporting! Luis Suárez marca
Luis Suárez marca o seu 17º golo na prova (19 jogos) Luis Suárez marcou o seu 24º golo na equipa (31 jogos)
Cruzamento de Geny à direita e Suárez, mesmo sem conseguir o melhor cabeceamento, consegue bater o guarda-redes adversário e dá a vitória ao Sporting.
90 +8':

Cartão vermelho para Matheus Reis (Sporting)
Matheus Reis vê o seu 1º vermelho na prova (9 jogos)
90 +9':

Cartão vermelho para Matías Rocha (FC Arouca)
Matías Rocha vê o seu 1º vermelho na prova (8 jogos)
90 +9':

O árbitro apita para o final da partida
Melhor em campo:

Luis Suárez (SCP) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. Mais um bis, mais uma vitória. Está em grande forma e carrega as ambições do leão com o seu faro goleador.
Fim de Jogo:

Com muito mais sofrimento do que estava previsto, mas o Sporting conseguiu os três pontos na visita a Arouca. Dominaram durante grande parte do jogo, mas uma má entrada na segunda parte deixou a equipa em dificuldades e quase deu um grande golpe nas contas do campeonato. Embora dramático, com golo nos descontos, foi um triunfo justo.

Live







































