Coluna do Fla
·16 settembre 2025
Ídolo no Flamengo, foto com o Manto e revolta por dinheiro: veja 3 vezes em que presidente do Estudiantes falou do Mengão

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·16 settembre 2025
A relação de Juan Sebastián Verón com o Estudiantes (ARG) é de longa data. Tudo começou pelo pai, Juan Ramón Verón, tricampeão da Libertadores pelo time, em 1968, 1969 e 1970. Em 2009, o próprio Sebastián ganhou a competição, como capitão. Agora, tenta o feito como presidente do clube. Apesar da história com o time de La Plata, ‘La Brujita’, como é conhecido, já se declarou e se irritou com o Flamengo em algumas ocasiões, e o Coluna do Fla relembra três delas.
Em entrevista concedida ao jornalista Mauro Beting, em 2020, Juan Sebastián Verón revelou que acompanhava o Flamengo de perto por causa do Maestro Junior. No fim dos anos 80 e início dos 90, o Mengão e o Estudiantes se enfrentaram oito vezes pela Supercopa dos Campeões da Libertadores da América, e um desses embates deixou ‘La Brujita’ encantado.
— Antes de eu ser jogador, como torcedor, eu gostava de seguir o Flamengo. Eu o acompanhava porque o Estudiantes fazia muitos jogos contra o Flamengo nas Supercopas. Havia um jogador que ficou na minha cabeça, pois jogávamos na mesma posição, que era o Junior. Ele nos pegou um dia aqui em La Plata e nos pegou uma sandunga terrível (em tradução livre, “fez a festa”). Perdemos de 3 a 0. Ele já era grande, jogava com a ponta dos pés. Um animal. Eu sempre me lembrava desse jogador e dessa camisa —, disse Verón, na ocasião. O duelo em questão, porém, foi 2 a 0, em 1991.
Em 2017, o Estudiantes treinou na Gávea, sede do Flamengo, para enfrentar o Botafogo. No dia 13 de março daquele ano, o Mengão entregou uma camisa para Verón, que posou para os canais oficiais do Mais Querido.
“Na Gávea, o Estudiantes (ARG) treinou de olho no desafio de amanhã. “La brujita” Verón levou um Manto Sagrado para casa”, escreveu o Flamengo, na ocasião, com o Manto número 11 e o nome da lenda argentina nas costas.
O ‘caso’ mais recente em que o Flamengo foi assunto para Verón aconteceu no fim do ano passado. O título rubro-negro na Copa do Brasil repercutiu na Argentina, principalmente a premiação milionária recebida pelo clube após levantar o troféu. ‘La Brujita’ desabafou nas redes sociais.
“E aqui (na Argentina) entre o Torneio dos Campeões do Mundo e a Copa da Argentina, não dá nem para cobrir os ônibus dos torcedores… mas o clube pertence aos sócios”, escreveu Verón. Para título de comparação, o Flamengo ganhou mais de R$ 93 milhões. Já o vencedor da Copa da Argentina leva menos de R$ 3 milhões.
Assim sendo, Flamengo e Estudiantes, de Verón, se enfrentam nas duas próximas quintas-feiras. Desse modo, a partida de ida, no dia 18 de setembro, acontece no Maracanã. Já a volta será em 25/09, em La Plata. Os dois duelos acontecem às 21h30 (horário de Brasília).