João Paulo Sampaio acredita que Estêvão será candidato a melhor do mundo e afirma: ‘Palmeiras é uma escola’ | OneFootball

João Paulo Sampaio acredita que Estêvão será candidato a melhor do mundo e afirma: ‘Palmeiras é uma escola’ | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Nosso Palestra

Nosso Palestra

·1 luglio 2025

João Paulo Sampaio acredita que Estêvão será candidato a melhor do mundo e afirma: ‘Palmeiras é uma escola’

Immagine dell'articolo:João Paulo Sampaio acredita que Estêvão será candidato a melhor do mundo e afirma: ‘Palmeiras é uma escola’

O coordenador da base do PalmeirasJoão Paulo Sampaio, elogiou a atuação de Estêvão nesta Copa do Mundo de Clubes em entrevista à Fifa e destacou o futuro do jovem dentro de campo, afirmando que a habilidade técnica somada a polivalência do jovem trazem potencial para disputar a Bola de Ouro.

– Estevão será candidato a melhor do mundo. Esse é diferente. Ele é o conjunto, né? Ele é o talento com eficácia, o gostar do gol, ser boa pessoa e também profissional – O atleta estilo Palmeiras é formado para todos os mercados, principalmente por causa da polivalência dele. Aqui é obrigação para todos os meninos conseguirem desempenhar pelo menos três funções até o final da formação dele. O Estevão, por exemplo, joga de 10, mas também de 7 e de 11. Ele fez as três posições. O Vitor Reis também. Era meia, recuou para volante e depois zagueiro. E tem vários outros casos.

Desde que João Paulo assumiu o Centro de Formação de Atletas, o Palmeiras consolidou-se como protagonista na formação de jogadores e na conquista de títulos – o Verdão é o maior campeão de torneios oficiais de âmbito nacional (destaque para duas Copas São Paulo, três Campeonatos Brasileiros Sub-20, dois Brasileiros Sub-17, duas Copas do Brasil Sub-20 e quatro Copas do Brasil Sub-17) e lidera o ranking de convocados para as seleções brasileiras de Base há oito anos.


OneFootball Video


Entre as Crias da Academia reveladas, nomes como o do zagueiro Vitor Reis (Manchester City-ING), do volante Danilo (Nottingham Forest-ING), do meia Luis Guilherme (West Ham-ING) e dos atacantes Endrick (Real Madrid-ESP) e Estêvão (já negociado com o Chelsea-ING). No atual elenco profissional, são nove atletas oriundos da Base: o goleiro Mateus, os zagueiros Benedetti e Naves, o lateral-esquerdo Vanderlan, os meio-campistas Allan e Figueiredo e os atacantes Estêvão, Luighi e Thalys.

Para ele, todas as conquistas e promessas reveladas ao longo de sua jornada passa pelo entendimento do Palmeiras como escola. E afirma que para chegar aos resultados a metodologia é dar autonômia aos dribles e jogadas individuais dos jovens.

– A gente entende que o Palmeiras é uma escola, então, quando você vai para escola, você tem que aprender o máximo de conteúdo possível para, na hora que você chegar à faculdade, você definir a sua profissão de verdade. – Entre dar um drible e passar a bola, dê o drible. A gente quer voltar às origens deles de brincarem na rua. É o que essa geração perdeu: o brincar. Hoje, essa geração não sabe cair e não tem mais espaço na rua devido à própria violência do país. Por isso, damos autonomia para eles. Quando fazemos qualquer viagem, quem faz o check-in dos voos são eles. Parece besteira, mas muita gente chega ao profissional sem saber fazer isso.

Palmeiras busca chegar na semifinal

Após vencer o Botafogo, o Maior Campeão do Brasil busca a classificação para a semifinal da Copa do Mundo de Clubes. Caso avance, o Alviverde enfrentará o vencedor do confronto entre Fluminense e Al Hilal.

Próximo jogo do Palmeiras

  1. Palmeiras x Chelsea – Copa do Mundo de Clubes – 04/07 (sexta-feira), 22h (de Brasília)
Visualizza l' imprint del creator