Clube Atlético Mineiro
·3 settembre 2025
Jorge Sampaoli é o novo técnico do Galo!

In partnership with
Yahoo sportsClube Atlético Mineiro
·3 settembre 2025
Jorge Sampaoli está de volta ao Atlético! O treinador argentino é oficialmente o novo técnico do Galo com contrato assinado até dezembro de 2027. Após quase cinco anos, Sampaoli retorna ao Clube para, enfim, contar com a força da Massa nas arquibancadas da Arena MRV!
Na atual temporada, o técnico terá as disputas das quartas de final da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana, além das rodadas do returno do Campeonato Brasileiro Série A.
O novo comandante do Atlético já estará na Cidade do Galo na tarde desta quarta-feira, 3 de setembro, para a reapresentação do elenco profissional. Será um período de treinos durante a data Fifa, sendo que o próximo compromisso alvinegro é o clássico contra o Cruzeiro na Copa do Brasil, dia 11 de setembro (quinta), no Mineirão.
Com vasta experiência internacional e conhecimento do futebol brasileiro, Sampaoli foi o comandante do Galo na temporada 2020, época em que se iniciou uma nova fase do Clube com o órgão colegiado. Em BH, o argentino foi campeão mineiro (iniciando a série que alcançaria o hexa em 2025), além de terceiro colocado do Campeonato Brasileiro, a três pontos do título.
Foram 45 jogos, 26 vitórias, 8 empates e 10 derrotas, com 63% de aproveitamento. Em 2019, Sampaoli já havia se destacado ao ser vice-campeão brasileiro pelo Santos, com 74 pontos.
Jorge Sampaoli será o primeiro técnico estrangeiro a iniciar uma segunda passagem pelo Atlético desde os trabalhos do uruguaio Ricardo Díez na década de 1950. Antes de Sampaoli, em 2020, o Galo só havia sido comandado uma vez por um argentino em 1944 – Gregório Suárez.
Após Sampaoli, vieram Antonio Mohamed e Eduardo Coudet em 2022 e 2023. Já na temporada passada, Gabriel Milito foi o comandante das campanhas finalistas da Copa do Brasil e da Libertadores. Ao longo de 117 anos de existência, o Atlético teve 16 técnicos estrangeiros. As nacionalidades: seis uruguaios, cinco argentinos, dois húngaros, um paraguaio, um venezuelano e um peruano.
Perfil – Nascido em Casilda, região de Rosário, na Argentina, Jorge Sampaoli teve uma curta carreira como lateral-direito. Começou treinando equipes amadoras e de divisões inferiores na sua região, até que uma foto viralizou: era Sampaoli, expulso de campo, comandando o Alumni de Casilda nos galhos de uma árvore (torcedor, lembra de Sport x Galo no Brasileiro de 2020?).
O pontapé da carreira profissional de técnico pode ser considerado no Juan Aurich, do Peru. Esteve em equipes tradicionais como Sporting Cristal, O’Higgins e Emelec, até se destacar no comando do Universidad de Chile campeã da Copa Sul-Americana de 2011. O suficiente para ser o técnico da Seleção Chilena entre 2012 e 2016, vencendo a Copa América de 2015 e fazendo um jogo duríssimo contra o Brasil nas oitavas da Copa do Mundo de 2014, no Mineirão.
O trabalho na Seleção Chilena o credenciou para o primeiro desafio em solo europeu. Sampaoli assumiu o Sevilla na temporada 2016/2017. Depois, treinou a Seleção Argentina durante o ano que contemplou a preparação e disputa da Copa do Mundo da Rússia, em 2018. Veio para o Brasil no ano seguinte, treinar o Santos, depois o Atlético.
Deixou o Galo após o fim do Brasileiro da Covid-19, em fevereiro, ao aceitar o convite do Olympique de Marseille (França). Retornou ao Sevilla no fim de 2022, e voltou ao Brasil para comandar o Flamengo em 2023, sendo vice-campeão da Copa do Brasil. Na reta final de 2024, comandou o Rennes, ficando livre no mercado no início deste ano.
Agora, está de volta ao Atlético e, desta vez, terá a Massa ao seu lado na Arena MRV para buscar os objetivos da temporada!
Seja bem-vindo novamente ao Galo, Sampaoli!
Ficha Técnica – Jorge Sampaoli
Nome completo: Jorge Luis Sampaoli Moya Data de nascimento: 13 de março de 1960 (65 anos)Local de nascimento: Casilda – Argentina
Clubes:
Títulos conquistados:
Siga o Galo nas redes sociais: @atletico