MundoBola Flamengo
·5 settembre 2025
Júnior revive momentos históricos em visita ao Museu da Suderj

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·5 settembre 2025
Ídolo histórico do Flamengo, Júnior esteve no Museu da Suderj na manhã desta quarta-feira (3). O ex-lateral aceitou o convite do Governo do Estado do Rio de Janeiro para participar de uma gravação especial do podcast “Suderj.Informa”. Durante a visita, autografou camisas e reviveu momentos da carreira recheada de conquistas.
Ao caminhar pelo espaço, Júnior revelou que a experiência o levou de volta ao início da trajetória no futebol. Ele recordou a estreia como profissional no Maracanã e se emocionou ao ver fotos de nomes marcantes do esporte.
"Estive no Museu da Suderj e realmente passou um filme na minha cabeça de 50 anos atrás. Vendo aquelas fotos de nomes importantes do futebol e da imprensa, lembrei da minha estreia como jogador de futebol no Maracanã, em 1974. Foi uma viagem no tempo", disse.
Júnior também celebrou a participação no podcast. O ídolo rubro-negro manifestou nostalgia pela frase “Suderj Informa”, usada nos alto-falantes do estádio antes dos anúncios de informações sobre o jogo ou partidas paralelas. Ele agradeceu pelo convite e elogiou o projeto.
"Depois da visita, fomos gravar o podcast Suderj.Informa, nome sugestivo já que toda vez que escutávamos o locutor Victório Gutemberg anunciar 'Suderj Informa', sabíamos que vinha alguma informação importante. Foi uma ação muito legal, agradeço pelo convite e por ter participado de uma iniciativa como essa."
O presidente da Suderj, Marcos Santos, celebrou a presença do ídolo rubro-negro no local. Para ele, a visita reforça a importância de preservar a história do futebol e manter viva a memória do Maracanã. “Receber o Maestro Júnior é uma honra para todos nós, um verdadeiro patrimônio esportivo do Brasil”, declarou.
Júnior é o recordista de jogos com o Manto Sagrado: 876 partidas. É considerado por muitos o segundo maior ídolo da história do Flamengo, atrás apenas de Zico. Independente de posicionamento, é uma unanimidade no "panteão" de maiores ídolos rubro-negros.
Foram treze títulos pelo clube. São eles: Mundial (1981), Libertadores (1981), Copa do Brasil (1990), 4 Brasileiros (1980/82/83/92) e 6 Cariocas (1974/78/79/79 especial/81 e 1991).
O ex-lateral acumula eleição de maior lateral da história do clube, busto na sede e muitos prêmios individuais. Entre os principais, estão: 5 Bolas de Prata (1980/83/84/91 e 92) e melhor jogador do Brasileiro (92). Além de internacionais: Seleção Ideal do Mundo (1981), Seleção da Copa do Mundo (1982), melhor jogador do Campeonato Italiano (84-85), entre outros.
Responsável por um acervo único, o Museu da Suderj contém peças como a placa de inauguração original do Maracanã, uniformes usados por atletas como Zico, Pelé, Gerson e Robson Caetano, além de pegadas de um time seleto composto por grandes jogadores que já passaram pela história do esporte.
Aos interessados, a visita ao Museu da Suderj pode ser feita de segunda a sexta-feira, com horários agendados. Para fazer a marcação, é preciso enviar um e-mail para [email protected] informando o nome e documentos pessoais, ou o CNPJ da instituição, além de endereço, as atividades que realiza, o objetivo da visita e um número do celular para contato.