Marlon é punido pelo STJD e vira problema para o Grêmio | OneFootball

Marlon é punido pelo STJD e vira problema para o Grêmio | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·25 novembre 2025

Marlon é punido pelo STJD e vira problema para o Grêmio

Immagine dell'articolo:Marlon é punido pelo STJD e vira problema para o Grêmio

O lateral-esquerdo Marlon, do Grêmio, foi punido pela 5ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com dois jogos de suspensão por declarações feitas após a derrota para o RB Bragantino, no dia 4 de outubro.

O atleta havia afirmado que o Tricolor estava sendo “roubado”, o que resultou em enquadramento no artigo 243-F do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).


OneFootball Video


O jogador já cumpriu uma das partidas de suspensão, diante do São Paulo, em 16 de outubro. A segunda será aplicada na próxima semana, contra o Fluminense, em duelo válido pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com isso, Marlon está liberado para atuar nesta terça-feira (25), quando o Grêmio recebe o Palmeiras na Arena, pela 36ª rodada da Série A.

Decisão do STJD sobre punição de Marlon

A decisão do tribunal disciplinar considerou que Marlon ultrapassou os limites da crítica esportiva ao acusar interferência da arbitragem nos resultados do Grêmio. O artigo 243-F prevê punição para atletas que ofendam a honra de alguém por fato relacionado ao desporto — situação que, segundo o STJD, se aplicou ao discurso do lateral após o jogo em Bragança Paulista.

O clube já havia sido informado previamente sobre a possibilidade de suspensão dupla, o que permitiu planejamento interno para substituições no período. No entanto, a execução da primeira suspensão ocorreu automaticamente na rodada seguinte à denúncia. A segunda será cumprida no confronto contra o Fluminense, no Rio de Janeiro.

A liberação para enfrentar o Palmeiras mantém à disposição do técnico Mano Menezes uma das peças mais utilizadas na recomposição defensiva durante a temporada.

Relembre a entrevista que gerou a denúncia

A acusação formalizada pelo STJD teve como base a entrevista concedida por Marlon à saída do gramado do Estádio Nabi Abi Chedid, após derrota para o Bragantino pela 27ª rodada. O lateral manifestou forte insatisfação com a marcação de um pênalti após toque de mão interpretado pela arbitragem como infração.

“Eu vou falar categoricamente. O Grêmio foi prejudicado e está sendo roubado. Outras equipes também. A gente nem profissionaliza nossos árbitros, eles não têm suporte. E eles são, sim, influenciáveis”, disse ao Premiere.

Marlon também mencionou erros em outros jogos, inclusive no clássico GreNal, e cobrou a profissionalização da arbitragem brasileira. Para o STJD, o conjunto das falas ultrapassou o limite da crítica e atingiu a integridade dos árbitros envolvidos.

Visualizza l' imprint del creator