
Central do Timão
·30 settembre 2025
Meio-campista do Corinthians detalha lesões sofridas em sua segunda passagem pelo clube

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·30 settembre 2025
O meio-campista Maycon, revelado na base do Corinthians e campeão da Copinha em 2016, vive sua segunda passagem pelo clube do Parque São Jorge, uma vez que está emprestado pelo Shakthar Donestk, da Ucrânia, desde março de 2022. Seu retorno gerou grande expectativa na torcida corinthiana, mas até aqui é marcado por um alto índice de lesões.
Seu período mais longo de inatividade aconteceu entre abril de 2024 e fevereiro de 2025, quando ficou afastado tratando de uma lesão no ligamento cruzado do joelho, em uma derrota por 2 x 0, diante do Juventude, fora de casa, pelo início do da última edição do Brasileirão.
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Em entrevista exclusiva à Trivela, o camisa 7 do Corinthians comentou que todas as lesões sofridas tiveram uma justificativa. Desde seu retorno, o atleta frequentou o departamento médico em sete ocasiões por contusão, sendo cinco delas musculares. Nesta última contusão, Maycon chegou a ultrapassar 100 dias sendo baixa.
“Não coloco a culpa em ninguém, a gente está sujeito a tudo, e o jogador de futebol tem esse entendimento. Mas se a gente for ver, todos os momentos que eu me machuquei tem sempre um motivo. E eu nunca vou vir falar porque foi isso, plano A, por conta disso ou aquilo. Sempre assumo a responsabilidade, mas é claro que isso atrapalhou um pouco o meu retorno ao clube”, iniciou.
Em seguida, foi questionado sobre o seu período no futebol ucraniano – meados de 2018 e início de 2022 – , no momento em que estourou a guerra entre Rússia e Ucrânia. Naquela ocasião, o Maycon tinha 24 anos e vivia uma das suas melhores fases na carreira. O meio-campista falou como o contexto no leste europeu impactou em sua carreira.
Em março de 2022, o Corinthians acionou a cláusula de guerra da Fifa e o atleta retornou ao futebol brasileiro. Sua reestreia pelo clube do Parque São Jorge aconteceu pouco tempo depois de sua volta ao Brasil – que contribuiu para sua queda física – em abril de 2022, diante do Always Ready, da Bolívia, fora de casa, pela estreia da fase de grupos da Libertadores daquele ano.
Eu volto de uma guerra em que fico quase seis semanas sem treinar com o grupo. Claro que a gente faz uma parte de academia, mas sem o treino específico de preparação para o jogo. Retorno e depois de quatro ou cinco dias eu já estava estreando, 45 minutos, na altitude. E aí a gente embala uma sequência grande de jogos e vem desencadeando algumas coisas que o corpo não está preparado.
Na ocasião, atuou por pouco mais de 45 minutos, sendo acionado no intervalo. Cinco dias depois, iniciou entre os titulares na primeira rodada do Brasileirão daquele ano, em um triunfo por 3 x 1 sobre o Botafogo, no Rio de Janeiro: “O jogador não tem tempo de se recuperar 100%. A gente se recupera, aí tem as maratonas, a gente tem que se adaptar e voltar aos jogos 100%. Na equipe que eu estou não cabe 80%, 90%, tem que dar 110%, 120% da disposição que você tem em campo. E às vezes essas pequenas lesões que eu vinha tendo eram por conta disso.”
“Psicologicamente afetou um pouco. Afetou mais a minha família, principalmente o meu filho. O meu filho maior não tinha entendimento total do que acontecia, mas tivemos relatos na escola de coisas de que ele relatava lá e nunca falou para a gente, mas falou na escola, que passou para a gente. Então, ele tinha coisas que viveu na guerra e foi trazido. A minha esposa teve um pouco disso também. Eu tive menos, mas talvez porque já voltei para o Corinthians e tive esse turbilhão de emoções”, continuou.
Sua temporada com mais jogos no Corinthians desde seu retorno ao clube aconteceu em 2023, quando entrou em campo durante 58 oportunidades, se igualando ao ano de 2017 – heptacampeão brasileiro. Maycon creditou o alto número de jogos ao fisioterapeuta Bruno Mazziotti, que na época havia retornado ao clube naquele mesmo ano.
“Essas lesões vêm se desencadeando em 2022, um pouco em 2023. Mas em 2023 eu consigo jogar bastante, muito porque o Bruno Mazziotti me deu uma condição muito boa para atingir esses níveis. No dia que eu tive a lesão, no jogo contra o Juventude, foi um dos dias mais difíceis da minha vida.”
Pouco antes de sofrer a lesão contra o Juventude, pelo Brasileirão 2024, Maycon já havia sido cortado de última hora do jogo contra o São Bernardo, no ABC Paulista, pela terceira fase da Copa do Brasil, com uma contusão na coxa.
“Anteriormente a essa lesão, eu tive uma lesão na coxa contra o São Bernardo. Eu vinha de um incômodo pequeno, mas aquele jogo era único da Copa do Brasil, onde o clube precisava passar. Eu não tinha condições de jogar aquele jogo. Fui para o jogo sabendo que tinha um risco grande e acabo me lesionando no aquecimento.“
“Já estava curado, mas não 100%, mas o clube precisava de pontos no Brasileiro. Era o início, mas a gente sabia que era um Brasileiro arriscado para o clube, pela reformulação que teve. A gente sabe que no Campeonato Brasileiro todo ponto é importante e a gente vinha de um empate com o Atlético-MG em casa, a gente vai para o jogo (contra o Juventude) e eu acabo me lesionando”, finalizou.
Ao todo, Maycon possui 234 partidas pelo Corinthians (178 como titular), sendo 112 vitórias, 65 empates e 57 derrotas – pouco mais de 57% de aproveitamento. Além disso, marcou 16 gols pelo Alvinegro e conquistou quatro títulos: Brasileirão (2017) e Campeonato Paulista (2017, 2018 e 2025).
Veja Mais:
Conmebol inicia venda de ingressos para a Libertadores Feminina; saiba como acompanhar o Corinthians