Morreu Cruz, nome lendário da história do Benfica | OneFootball

Morreu Cruz, nome lendário da história do Benfica | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Glorioso 1904

Glorioso 1904

·16 agosto 2025

Morreu Cruz, nome lendário da história do Benfica

Immagine dell'articolo:Morreu Cruz, nome lendário da história do Benfica

Morreu Fernando Cruz, nome incontornável da história do Benfica. O antigo defesa-esquerdo das águias, um dos +ultimos sobreviventes da equipa que venceu os títulos europeus, faleceu este sábado, 16 de agosto, poucos dias depois de ter feito 85 anos. O Glorioso - tal como tinha sido com Jorge Costa - já emitiu uma nota de pesar.

Através das plataformas oficiais das águias, nomeadamente no site oficial, o Glorioso partilhou com os Benfiquistas um longo texto onde presta homenagem ao falecido futebolista: "O Sport Lisboa e Benfica lamenta profundamente o desaparecimento de um dos mais lendários jogadores da história do Clube e endereça à família de Cruz, as suas mais sentidas condolências".


OneFootball Video


Fernando Cruz era um dos poucos sobreviventes da famosa equipa do Benfica que venceu de forma consecutiva duas Taças dos Clubes Campeões Europeus, no início dos anos 60, frente aos colossos espanhóis Real Madrid e Barcelona.

Cruz estreou-se com o Manto Sagrado do Benfica com apenas 20 anos de idade, em 1959 e teve uma carreira ao mais alto nível até 1970, ao lado de nomes como Eusébio, Coluna ou António Simões. Ao todo, foram 445 jogos, onde apontou um golo pelos encarnados.

Além de ser um dos atletas com mais jogos disputados pelos encarnados, na década de 60, Fernado Cruz foi um dos pilares da equipa, ajudando o Benfica a conquistarduas Taças dos Clubes Campeões Europeus, oito Campeonatos Nacionais, três Taças de Portugal e quatro Taças de Honra.

No final da sua carreira, Cruz foi, ainda, um dos primeiros emigrantes do futebol em Portugal, numa altura em que era ainda uma raridade um jogador português se transferir para um campeonato de maior dimensão. Aconteceu em 1970, quando Cruz se transferiu para o PSG, clube que acabara de ser fundado, tendo Cruz integrado a primeira equipa da sua história.

Visualizza l' imprint del creator