MundoBola Flamengo
·8 maggio 2025
No ano da última troca de Papa, Flamengo foi da crise ao título que salvou 2013

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·8 maggio 2025
Nessa quinta-feira (8), a igreja católica anunciou seu novo Papa. O norte-americano Robert Francis Prevost, de Illinois, Chicago, foi anunciado como Papa Leão XIV. Mas na última troca de Papa, que aconteceu em 2013, o Flamengo viveu uma verdadeira saga.
No ano em questão, após Papa Francisco assumir o Vaticano, o Rubro-Negro escapou de rebaixamento no Brasileirão e fechou o ano com título épico na Copa do Brasil.
Naquele ano, o contexto religioso contava com a recente renúncia de Papa Bento XVI. O argentino Jorge Mario Bergoglio, torcedor do San Lorenzo, foi eleito no conclave, se tornando Papa Francisco, que faleceu em 2025.
O primeiro pontífice sul-americano iniciou uma bela história no Vaticano, e enquanto isso, o Flamengo vivia um ano incerto.
O início daquela temporada foi tão ruim que o Flamengo mal chegou na final do Campeonato Carioca. No Grupo B, o clube ficou em terceiro lugar, atrás de Fluminense e Resende, que se classificaram para enfrentar Volta Redonda e Botafogo, respectivamente. Os rivais fizeram a decisão, com os alvinegros ficando com o título.
Durante a campanha no Brasileirão, o Flamengo flertou com a zona de rebaixamento em diversos momentos. Com time mais barato no início da Era Bandeira de Mello, focando nas dívidas, o Mengão terminou a competição na 16ª colocação, apenas um ponto acima da zona de rebaixamento.
Por ter ainda um time sem tanto investimento, a Copa do Brasil 2013 se tornou um dos títulos mais especiais do Flamengo.
O time foi comandado por Jayme de Almeida, que fez a equipe crescer na reta final da temporada. Hernane Brocador, Elias, Paulinho e Léo Moura foram cruciais, e também cresceram para impulsionar o time até o título sobre o Athletico na decisão.
Mas a campanha também foi especial pelo caminho, eliminando principalmente o Cruzeiro, time a ser batido na temporada. Botafogo e Goiás também foram vítimas do Rubro-Negro.
Naquela época o Flamengo ainda não jogava bonito e estava longe do nível atual. No entanto, a equipe teve resiliência, além da característica raça pedida pela torcida.
O apoio da torcida, no Maracanã, também foi crucial para levar o time nos braços até o título. A taça salvou a temporada de 2013, que fez o Flamengo garantir vaga na Libertadores 2014, além de encerrar o jejum de quatro anos sem títulos nacionais.