Jogada10
·10 febbraio 2026
Nova camisa do São Paulo causa polêmica antes do lançamento oficial

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·10 febbraio 2026

A nova camisa do São Paulo, que ainda nem foi oficialmente lançada pela New Balance, já virou motivo de debate interno no clube. Conselheiros têm questionado o modelo por entenderem que ele fere o estatuto são-paulino. Especialmente no que diz respeito à posição do emblema e à disposição das tradicionais listras vermelha, branca e preta.
Aliás, o ponto central da polêmica está no artigo 157 do estatuto, que define com detalhes as características do uniforme número 1. O texto estabelece que a camisa branca deve conter, na altura do peito, três faixas horizontais nas cores vermelha, branca e preta, nessa ordem, com larguras específicas, todas “cobertas inteiramente pelo emblema” do clube. Contudo, para parte dos conselheiros, o novo desenho não respeita essa exigência.
Diante disso, o presidente Harry Massis acabou sendo alertado que o caso pode parar no Conselho Deliberativo, por meio de uma representação formal. Internamente, há o entendimento de que mudanças desse tipo só poderiam ser aplicadas em um uniforme número 3, tradicionalmente usado pelos clubes para propostas visuais mais ousadas, sem descaracterizar os modelos principais.
Contudo, conforme apurou o J10, a camisa deve ser realmente a apresentada nas fotos. O São Paulo, aliás, já prepara o anúncio oficial do uniforme para os próximos dias.
O São Paulo, em contrapartida, sustenta que a camisa está amparada juridicamente. Aliás, o clube afirma que, em julho do ano passado, recebeu um parecer favorável sobre o modelo. O documento, assinado pelo advogado Guilherme Salutti, argumenta que uma leitura “literal e extremamente restritiva” do estatuto não seria a mais adequada. Além disso, o parecer também aponta que a imagem presente no estatuto tem caráter “meramente exemplificativo” e que o emblema não precisa, necessariamente, cobrir integralmente as faixas, podendo haver margens acima e abaixo.
Mesmo assim, a discussão ganhou repercussão. Alguns conselheiros se manifestaram publicamente nas redes sociais. Marco Aurélio Cunha, um dos nomes mais conhecidos da política são-paulina, comentou em uma publicação de torcedores: “Fora das regras do estatuto”.

Nova camisa do São Paulo gera debate interno e confusão dentro do clube – Foto: Reprodução
A situação remete a uma outra polêmica recente envolvendo uniformes do Tricolor. Em 2025, uma camisa comemorativa também gerou debate ao trazer a inscrição “51:09”, em referência à histórica defesa de Rogério Ceni na final do Mundial de Clubes de 2005, contra o Liverpool. Torcedores apontaram que o lance aconteceu, na verdade, aos 51 minutos e 49 segundos.
Na ocasião, São Paulo e New Balance negaram erro. Eles explicaram que o tempo estampado se referia ao momento em que Steven Gerrard pega a bola para a cobrança da falta. No entanto, imagens da partida mostram o inglês com a bola aos 51:07, antes do tempo citado oficialmente, o que manteve a divergência entre clube e parte da torcida.
Live









































