90min
·17 dicembre 2025
Os 6 clubes brasileiros campeões mundiais

In partnership with
Yahoo sports90min
·17 dicembre 2025

Mundial de Clubes, Copa Toyota ou Copa Intercontinental estão entre os nomes do torneio que reúne os campeões continentais da temporada. A FIFA reconhece os campeões a partir de 1960 e alguns representantes do Brasil integram esta lista, como mostramos a seguir. No formato atual entram os vencedores dos principais torneios de cada confederação, como por exemplo o Flamengo e PSG, que conquistaram a Libertadores e Champions League em 2025.Cabe ressaltar que a partir de 2025 ocorreu a Copa do Mundo de Clubes, que acontecerá a cada quatro anos e teve o Chelsea no topo do pódio.

Defesa de Rogério Ceni em cobrança de falta ficou eternizada na campanha em 2005 / TORU YAMANAKA/GettyImages
O Tricolor ergueu a taça pela primeira vez em 1992 ao vencer o Barcelona por 2 a 1. O búlgaro Stoichkov abriu o placar aos 12, mas Raí empatou ainda no primeiro tempo e ele fez outro depois do intervalo; 1993, 2005. No ano seguinte o adversário foi o Milan e os comandados de Telê Santana venceram por 3 a 2, gols de Palhinha, Toninho Cerezo e Müller. Massaro e Papin descontaram. Já em 2005, também no Japão, foi a vez de Mineiro viver dia de artilheiro contra o Liverpool: 1 a 0.

O Rei Pelé foi bicampeão mundial / 4Imagens/GettyImages
O primeiro brasileiro a subir ao topo do pódio foi o Peixe em 1962. Na época a decisão era em dois jogos e o Benfica perdeu ambas por 3 a 2 no Maracanã e 5 a 2 em Lisboa, coroando a geração de Pelé, Coutinho e cia. Na temporada seguinte o Milan foi a vítima do Alvinegro Praiano, mas o confronto foi mais equilibrado. Após os italianos ganharem em casa por 4 a 2 e os brasileiros devolverem o placar na volta houve um jogo de desempate no Maracanã: 1 a 0, gol de Dalmo e a taça novamente foi para a Baixada Santista. O único revés santista foi em 2011, quando o Barcelona goleou por 4 a 0.

O colombiano Freddy Rincón sentiu o gostinho de erguer a taça em 2000 / VANDERLEI ALMEIDA/GettyImages
O torneio em 2000 terminou 0 a 0 no Maracanã e o Vasco tinha Romário e Edmundo no plantel, mas o Animal perdeu pênalti na disputa decisiva, assim como Gilberto, e no lado paulista apenas Marcelinho Carioca desperdiçou, então o troféu ficou com o Timão. Já em 2012 o Chelsea bem que tentou, mas o peruano Paolo Guerrero marcou aos 24 minutos do segundo tempo e o 1 a 0 permaneceu até o apito final.

Renato Gaúcho anotou o gol do título mundial de 1983 / Amilcar Orfali/GettyImages
Aos 37 do segundo tempo, Renato Portaluppi deixou o dele no Estádio Nacional de Tóquio e o Tricolor ganhou do Hamburgo (Alemanha) por 1 a 0. Eles foram finalistas mais duas vezes, em 1995 e 2017, perdendo para Ajax (Holanda) e Real Madrid (Espanha) por 4 a 3 nos pênaltis após 0 a 0 no tempo normal e depois Cristiano Ronaldo garantiu o 1 a 0 para os Blancos.

Zico simbolizou a conquista flamenguista / Bettmann/GettyImages
Nunes (2) e Adílio marcaram contra o Liverpool em 13 de dezembro de 1981, um 3 a 0 eternizado que virou uma das músicas mais entoadas pela Nação Rubro-Negra. Os times se reencontraram em 2019, mas os comandados de Jorge Jesus perderam no dia em que Roberto Firmino balançou a rede: 1 a 0 em Doha (Catar).

Fernandão era o capitão do Colorado em 2006 / Etsuo Hara/GettyImages
O Barça de Frank Rijkaard era favorito e tinha nomes como Deco e Ronaldinho Gaúcho em campo, mas Adriano Gabiru saiu do banco para balançar a rede e o Inter surpreendeu o então campeão europeu: 1 a 0 em Yokohama.









































