Palmeiras monta “dossiê” para defender gramado sintético e provoca Flamengo | OneFootball

Palmeiras monta “dossiê” para defender gramado sintético e provoca Flamengo | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·12 dicembre 2025

Palmeiras monta “dossiê” para defender gramado sintético e provoca Flamengo

Immagine dell'articolo:Palmeiras monta “dossiê” para defender gramado sintético e provoca Flamengo

A polêmica do gramado sintético segue a todo favor no futebol brasileiro, principalmente entre Palmeiras e Flamengo. Nesta sexta-feira, o Verdão usou suas redes sociais para mostrar uma espécie de “dossiê”, onde divulga dados que defendem o uso do gramado sintético. 

Além disso, fez claras provocações ao Flamengo, que faz críticas públicas ao uso da tecnologia através de seu presidente, Luiz Eduardo Baptista, o Bap


OneFootball Video


Sintético ou Buraco?

Com o título “Sintético ou Buraco?”, o Palmeiras iniciou sua série de postagens alegando que mostraria fatos que combateriam as “Fakes News” a respeito do uso do gramado sintético. 

Primeiro, o Palmeiras mostrou dados sobre a média anual de lesões nos clubes da Série A desde 2020, quando foi instalado o gramado sintético no Allianz Parque. O Alviverde era o clube com a menor média (28 lesões por ano). 

Depois, divulgou pesquisas onde mostra que o Palmeiras, que treina constantemente no sintético, estava abaixo da média do futebol europeu no quesito de “dias perdidos por atletas lesionados” e “incidência de lesões em treinos”. 

Immagine dell'articolo:Palmeiras monta “dossiê” para defender gramado sintético e provoca Flamengo

Foto: Divulgação / Palmeiras

Provocações ao Flamengo

Em seguida, o Palmeiras fez claras provocações ao Flamengo, mostrando manchetes de personalidades do futebol criticando o gramado do Maracanã. “Será que a grama do vizinho é realmente mais verde?”, ironizou o clube paulista. 

Além disso, o Palmeiras usou entrevistas de atletas do próprio Flamengo sobre o gramado do Maracanã. Declarações de Jorginho, Léo Pereira e Samuel Lino em 2025 foram recuperadas no “dossiê” do Verdão

Immagine dell'articolo:Palmeiras monta “dossiê” para defender gramado sintético e provoca Flamengo

Foto: Divulgação / Palmeiras

A polêmica com o Flamengo e as declarações de Bap

O Flamengo protocolou, na última terça, uma proposta junto à CBF para melhoria e padronização dos gramados no Brasil. Um dos pontos solicitados pelo Rubro-Negro é justamente o fim dos campos sintéticos, que irão ter um aumento no Campeonato Brasileiro do ano que vem.  

Com o acesso de Athletico-PR (Arena da Baixada) e Chapecoense (Arena Condá) à Série A, a Brasileirão agora tem 30% dos times mandando jogos em gramado sintético, um número inédito na competição. Além deles, Palmeiras (Allianz Parque), Botafogo (Nilton Santos) e Atlético-MG (Arena MRV) também utilizam o mesmo tipo de piso.  

“Não é apenas a padronização do gramado. Temos feito uma grande campanha contra o gramado sintético. Em 2026, serão 18 estádios, seis deles com gramado sintético. É uma vergonha que a gente aceite isso no Brasil. Vamos trabalhar abertamente contra isso. Não só pela padronização dos gramados, mas também pelo campo em que jogamos. Campo de plástico, não. Quem pensa em ganhar dinheiro fazendo shows deveria trocar de negócio. Saia do futebol e vá viver de show business, não tem problema”, disse Bap, antes do prêmio do Brasileirão organizado pela CBF, na segunda-feira. 

Visualizza l' imprint del creator