ecbahia.com
·18 settembre 2025
Planejamento ou elenco curto? Bahia é quem menos usa jogadores na Série A

In partnership with
Yahoo sportsecbahia.com
·18 settembre 2025
O Bahia é o time da Série A que menos usa jogadores em sua campanha na edição de 2025, sendo o único abaixo de 30 atletas utilizados após a 23ª rodada.
Ao definir um time considerado como titular absoluto, Rogério Ceni opta principalmente por evitar deixar de fora jogadores como Ramos Mingo, David Duarte, Juba e Jean Lucas, presentes na maioria das partidas como titulares e poucas vezes substituídos – enquanto Cauly é quem mais atua, mesmo saindo do banco.
Um dos motivos é o planejamento traçado no começo do ano para preservar o elenco principal dos primeiros jogos e de partidas menos importantes do Baiano e da Copa do Nordeste. A utilização de um time quase inteiro reserva também é comum.
Um levantamento feito pelo blog Gato Mestre, do ge.globo, mostra a utilização de jogadores na Série A:
Como aponta o ranking, os times que mais usam jogadores são aqueles que vivem situação desesperada na classificação e buscam alternativas no elenco ou novas contratações ao longo de quase toda a competição.
O goleiro João Paulo ainda não fez seu primeiro jogo desde que chegou ao Bahia. Também reforço, Luiz Gustavo aguarda a chance de fazer sua primeira partida pelo Esquadrão.
Presentes no clube há mais tempo, o goleiro Danilo Fernandes e o meia Vitinho, frequentemente relacionados para os jogos, também não foram usados nenhuma vez.
Atletas da base relacionados por Ceni esporadicamente, o volante Sidney, os meias David Martins e Roger e os atacantes Juninho, Dell e João Andrade também não jogaram.