Presidente da câmara de Utrecht pede indemnização pela destruição de autocarros | OneFootball

Presidente da câmara de Utrecht pede indemnização pela destruição de autocarros | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·13 novembre 2025

Presidente da câmara de Utrecht pede indemnização pela destruição de autocarros

Immagine dell'articolo:Presidente da câmara de Utrecht pede indemnização pela destruição de autocarros

Sharon Dijksma, presidente da câmara municipal de Utrecht, exige que os adeptos do FC Porto sejam responsabilizados e paguem uma indemnização pelos oito autocarros que foram destruídos na última quinta-feira, dia em que os dragões empataram (1-1) com os neerlandeses, em duelo da 4.ª jornada da fase de liga da UEFA Europa League.

De acordo com o NL Times, a autarca tinha antecipado possíveis incidentes antes do encontro, apontando determinadas áreas como zonas de risco para a segurança, e mais tarde a polícia local recebeu informações que indicavam um provável confronto entre adeptos e ataques às autoridades. A publicação refere que essa decisão possibilitou à polícia efectuar revistas preventivas nesses locais.


OneFootball Video


«É lamentável que um jogo em casa do Utrecht, que tem um impacto tão grande em toda a cidade, exija tanto policiamento», disse a presidente. Recorde-se que um total de 76 adeptos do emblema azul e branco foram detidos em Utrecht, tendo sido libertados horas depois.

Dijksma elogiou igualmente a actuação dos 400 agentes destacados para a partida. «A polícia fez um excelente trabalho e impediu que acontecesse algo pior», escreveu, numa carta ao município.

A destruição dos autocarros deu-se enquanto os adeptos do FC Porto eram transportados para o Stadion Galgenwaard – foram atirados fogos de artifício para dentro dos veículos, resultando em oito veículos «amplamente» danificados.

«Vários autocarros sofreram danos graves e posso imaginar o quão assustador tudo deve ter sido para os motoristas», frisou a autarca, que manifestou a sua indignação junto da empresa de autocarros e pretende reunir-se pessoalmente com os trabalhadores afectados.

A polícia confiscou aproximadamente 20 quilos de material pirotécnico pesado, incluindo 14 artefactos explosivos encontrados na residência de um homem em Zeist e mais de 20 nitratos detectados na viatura de um adepto dos dragões em Limburg.

Fonte policial acrescenta que grandes quantidades de fogo de artifício também foram localizadas em comboios utilizados por simpatizantes portistas, após alguns desses artefactos terem sido accionados no centro de Amesterdão.

Visualizza l' imprint del creator