oGol.com.br
·18 febbraio 2026
Quatro gols no primeiro tempo na Champions: Anthony Gordon iguala recorde de brasileiro

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·18 febbraio 2026

Anthony Gordon viveu uma verdadeira noite mágica na Liga dos Campeões na goleada do Newcastle sobre o Qarabag, no Azerbaijão. Com quatro gols no primeiro tempo, o atacante colecionou feitos enquanto encaminhava a classificação dos Magpies.
Só um jogador na história da Liga dos Campeões(era moderna) havia marcado quatro tentos no primeiro tempo na Champions: Luiz Adriano. Em outubro de 2014, o atacante brasileiro comandou a goleada do Shakhtar sobre o Bate, marcando ainda um quinto gol na segunda etapa.
Se contarmos desde os tempos em que o torneio era chamado de Copa dos Campeões da Europa, Bora Kostic (1957) e Altafini (1962) se juntam a lista.
Na fase moderna da Liga dos Campeões (desde 1992), Luiz Adriano é, até hoje, o jogador com mais gols em uma partida, com os mesmos cinco tentos de Messi e Haaland. Gordon não balançou as redes na segunda parte e, portanto, não conseguiu igualar o trio.
Gordon é o quinto jogador inglês a marcar quatro gols em um jogo da Champions, depois de Dennis Viollet (56/57), Ray Crawford (62/63), Alan Smith (91/92) e Harry Kane (24/25). Crawford, ainda quando a competição era chamada de Copa dos Campeões, marcou cinco gols pelo Ipswich Town contra o Floriana e é o único inglês que foi além dos quatro gols.
Com dez gols na atual edição da Champions, Gordon é o segundo inglês com mais gols em uma temporada do torneio, muito perto dos 11 gols de Kane pelo Bayern em 2024/25. O atacante do Newcastle é o vice-artilheiro da atual edição, a três gols de Mbappé, do Real Madrid.
Com os gols marcados hoje, também, Anthony Gordon superou Alan Shearer, que tem seis gols, e se tornou o maior artilheiro da história dos Magpies na Champions.









































