Coluna do Fla
·27 settembre 2025
Renato Augusto conta que se ofereceu “diversas vezes” ao Flamengo e diz se torce para Corinthians ou Mengão

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·27 settembre 2025
Renato Augusto conta, com frequência, que torceu para o Flamengo até as semifinais da Copa do Brasil 2006 nas arquibancadas do Maracanã. Na final, diante do Vasco, o ex-meia foi promovido ao time principal e ajudou o clube a ficar com a taça. Porém, o recém-aposentado tem mágoas com o Mengão e agora acompanha mais o Corinthians.
– Eu tenho carinho e gratidão pelo Flamengo, mas a minha história, onde meu olho brilha, que eu fico arrepiado, emocionado, hoje é o Corinthians. Por tudo que eu vivi, por todo o carinho que o torcedor tem comigo —, disse Renato Augusto, ao GE.
Com ascensão meteórica no Flamengo em 2006, Renato Augusto se destacou e, em 2008, chamou a atenção do Bayer Leverkusen (ALE). O sonho do ex-rubro-negro de coração sempre foi voltar para a casa, mas, de acordo com o cria da Gávea, as portas nunca mais se abriram, apesar das tentativas.
– Por muito tempo eu fiquei magoado. Eu tentei voltar por diversas vezes, e o clube depois vendia externamente que eu não quis. Isso me magoava um pouco. Faz parte do jogo, a verdade é essa. Se naquele momento ele (dirigente) acha que trazer outro cara é melhor para o clube, eu não posso ficar chateado. Tiveram algumas situações, a primeira quando fui para o Corinthians. Eu tinha dado minha palavra ao Kleber Leite, que a preferência era do Flamengo. Ele falou: “não precisa assinar nada, a palavra, eu e você”. Então eu falei: “olha, minha preferência vai ser o Flamengo” —, contou Renato.
— Foi na época de eleição, eu falei com o Zinho, estava tudo bem encaminhado, só que eles perderam a eleição. Enfim, acharam que não era momento: “jogador muito caro a gente não quer”. Fiz o meu papel. Naquele momento, o melhor, se você pensar friamente, era o Corinthians, que era o time do momento, campeão do mundo, todo estruturado. Mas eu tinha dado a minha palavra. E na semana seguinte eles contrataram um outro jogador da minha posição, pelo mesmo valor, com o mesmo contrato, tudo igual. Meses depois, eles falam que eu não quis ir. Como é que falam isso de mim? E aí, para o torcedor, parecia que eu que não queria voltar —, finalizou.
Por conta da sequência de lesões, Renato Augusto decidiu pendurar as chuteiras neste ano, quando atuava no Fluminense. Pelo Flamengo, o ex-jogador ganhou, além da Copa do Brasil, dois Campeonatos Cariocas, em 2007 e 2008, contra o Botafogo.
Live
Live
Live
Live
Live