MundoBola
·23 gennaio 2026
Retrospecto completo: Grêmio x Internacional - História, duelos marcantes e curiosidades

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·23 gennaio 2026

Grêmio e Internacional se enfrentam no domingo (25), às 20h, pela quinta rodada do Campeonato Gaúcho 2026.
Esse será o confronto número 449 da história de um clássico que movimenta não apenas a região Sul, mas todo o Brasil. Confira, a seguir, o retrospecto confronto do duelo e mais informações do Mundo Bola.
No retrospecto geral do confronto, esse será o Gre-Nal 449. As equipes já duelaram por Campeonato Gaúcho, Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores, entre outras competições.
A vantagem é do Internacional, que venceu 165 dos 448 jogos já disputados. O Grêmio tem 142 vitórias e o clássico já terminou empatado em 141 ocasiões.
448 jogos142 vitórias do Grêmio141 empates165 vitórias do Internacional
Disputado desde 1909, não faltam jogos históricos entre Grêmio e Internacional. Veja, a seguir, apenas alguns deles que ficaram eternizados no retrospecto do clássico.
No dia 21 de junho de 1901, Grêmio e Internacional duelaram pela primeira vez. A partida aconteceu poucos meses depois da fundação do Inter. E o resultado foi marcante, a maior goleada já registrada a favor do Grêmio com o placar de 10 a 0.
Os gols foram marcados por Edgar Booth (cinco vezes), Grunewald (quatro gols) e Moreira.
Em 1976, o Gre-Nal número 227 foi disputado no Beira-Rio em agosto, decidindo o estadual daquele ano. Com a vantagem, o Internacional venceu por 2 a 0, gols de Lula e Dario.
Assim, o Internacional foi octacampeão gaúcho, feito que nunca tinha sido feito antes e jamais chegou a ser repetido no Campeonato Gaúcho.
Grêmio e Internacional só se enfrentaram uma vez na Copa do Brasil, na temporada 1992. Nas quartas de final do torneio, os dois jogos terminaram empatados em 1 a 1 e a disputa foi para as cobranças de pênalti.
O goleiro Gato Fernandéz, pai de Gatito Fernández, que anos depois jogaria no Botafogo, defendeu duas cobranças e o Internacional bateu o Grêmio por 3 a 0, se classificando para a semifinal. O Inter se sagrou campeão naquela temporada ao derrotar o Fluminense na grande final.
Em 2020, Grêmio e Internacional ficaram no mesmo grupo da Libertadores. O duelo foi marcado por ser o último jogo da Libertadores antes da suspensão dos jogos por causa da pandemia de Covid-19. A partida, no dia 12 de março, terminou empatada em 0 a 0 e teve oito jogadores expulsos, quatro de cada lado.
Seis meses depois, e com portões fechados, os times voltaram a se enfrentar na Libertadores. E o Grêmio venceu por 1 a 0, gol do atacante Pepê, em pleno Beira-Rio.








































