MundoBola Flamengo
·17 settembre 2025
Rumo ao Tri: conheça novo elenco do FlaBasquete que busca o mundo de novo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·17 settembre 2025
Pelo mundo de novo: o FlaBasquete é bicampeão mundial, vencendo em 2014 e 2022. Agora, o atual campeão da Champions League Américas busca o tricampeonato.
Esse é o primeiro objetivo da nova temporada 2025/26, que se inicia com a importante disputa em Singapura. Para isso, o clube montou um elenco renovado, que mescla experiência, com talentos consolidados dentro e fora do país, além de algumas promessas que carregam o DNA do Flamengo: vencer, vencer, vencer.
O FlaBasquete é comandado pelo técnico Sérgio Hernández, o 'Oveja', desde o meio da temporada passada. Após a saída de Gustavinho, Sérgio assumiu para levar o time ao título continental. Ele é multicampeão com a Seleção Argentina e é conhecido por um trabalho intenso.
Com o hermano, a equipe vai buscar não só o Mundial, como o NBB e uma nova conquista da Champions League Américas. Mas é impossível fugir do óbvio: a primeira grande ambição é o Mundial, e o foco é total no torneio que se inicia na manhã de quinta-feira (18).
A Nação está muito perto de voltar a acompanhar o basquete rubro-negro em busca do mundo. Para isso, foram mantidas peças importantes.
Nomes como Jhonatan Luz, Gui Deodato e Alexey foram cruciais na temporada passada. O armador, inclusive, é a grande estrela do elenco e tenta levar o FlaBasquete a novas conquistas.
Mas o investimento também foi pesado, com Daniel Onwenu, ex-Corinthians, Franco Baralle, argentino ex-Pinheiros, Wesley Castro, Eric Buckner, entre outros.
Não está familiarizado? O MundoBola Flamengo apresenta, em detalhes, o elenco formado para ser campeão pelo FlaBasquete. Veteranos e jovens vitoriosos prometem levar o urubu a voos altos, e a conquista do mundo de novo é primeiro sonho em comum.
Armador cerebral do FlaBasquete, Alexey tem visão de jogo perfeita e alto índice de assistências. O craque foi uma das principais peças da última temporada, mas também foi importante em outros clubes e na Seleção Brasileira. É conhecido pela leitura tática apurada e pelo bom controle e ritmo de jogo.
Baralle foi um dos principais reforços do FlaBasquete, chegando para suprir a saída de Balbi. No entanto, ele sofreu um acidente ao ir ao treino do time, na Gávea, de bicicleta. Atropelado por um motociclista, o jogador perde a Mundial e só deve voltar a ter condições de jogo em 2026.
Trata-se de um argentino veloz e competitivo, com a intensidade na marcação o diferenciando de outros armadores. O arremesso de média distância é mais uma característica importantes do estrangeiro, que chegou para dividir o jogo com Alexey, mas teve a estreia adiada.
O armador norte-americano, naturalizado búlgaro, foi contratado pelo FlaBasquete após o acidente de Baralle, com a necessidade de um novo armador.
Trata-se de um nome experiente e versátil, que já jogou na França, Turquia e na Lituânia, por exemplo. Dee Bost é um líder, com bom arremesso do perîmetro e um bom controle de jogo, principalmente em momentos decisivos.
O ala/pivô é um veterano atlético e explosivo, com boas infiltrações e jogo em transição. O norte-americano também se destaca com a liderança dentro de quadra, imposta pela sua experiência.
Trata-se de um jogador versátil, privilegiado fisicamente e com repertório ofensivo invejável. Ele pode espaçar a quadra com chutes de longe, atuando como um stretch-four, estilo parecido com o de Stephen Curry, do Golden State Warriors.
Boa promessa do basquete sul-americano, Alex Negrete é veloz, técnico e com bom potencial de pontuação. A tendência é que o estrangeiro possa ganhar espaço com o decorrer da temporada, mas já pode ajudar o FlaBasquete no Mundial.
Gui Deodato é um dos atletas mais experientes do FlaBasquete, sendo referência defensiva para a equipe e que também tem boa pontaria para ajudar com cestas do perímetro. O currículo dele é cheio de conquistas, com títulos nacionais e internacionais, incluindo pelo Mengão. Também é visto regularmente na Seleção Brasileirão.
Um dos símbolos do atual grupo do FlaBasquete. Jhonatan é peça-chave da equipe de Oveja, principalmente com uma boa defesa e pelo espírito de equipe. É um dos mentores dos nomes mais jovens e jogador crucial de vestiário.
Kayo tem bom arremesso de três pontos, além de se movimentar bem sem a bola. É um jogador que ajuda a abrir defesas e mostra muita energia no garrafão.
Campeão brasileiro pelo Franca, Wesley tem boa presença física no garrafão e traz energia ao FlaBasquete, com destaque para os rebotes e a evolução recente do jogo ofensivo.
Ruan é o pivô mais promissor do Brasil. Tanto que ganhou vaga na Seleção Brasileira após temporada incrível com o Flamengo.
Ele tem ótimo tempo de bloqueio e boa presenta defensiva. No entanto, o jogador deve perder toda a temporada. Isso porque ele sofreu uma ruptura do LCA do joelho, mesma lesão que afastou Pedro dos gramados.
Com Ruan Miranda lesionado, o FlaBasquete precisou trazer reposição. Eric Buckner foi a escolha para jogar esse Mundial pelo Mengão, e seus pontos fortes são os rebotes e o jogo físico, trazendo ainda bagagem do exterior.
Outro nome experiente que chega por conta da lesão de Ruan é Guilherme Hubner, veterano do NBB. Ele soma passagens por grandes equipes do país e é experiente em decisões. Seu forte também é o rebote, mas o bom arremesso de média distância também se destaca.
Esse elenco do FlaBasquete inicia a busca pelo mundo de novo às 6h (de Brasília) de quinta-feira (18). O jogo é contra o time da NBA G-League United, dos EUA, e tem transmissão da Flamengo TV. Vale recordar ainda as saídas da equipe após a última temporada: Franco Balbi, Gallizzi, Lucas Siewert, Luan Rodrigues, Jordan Williams e Matheus Leoni.