MundoBola Flamengo
·10 ottobre 2025
Runco sobre polêmica com De La Cruz e saída do Flamengo: 'Se fui infeliz, o tempo vai dizer'

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·10 ottobre 2025
O médico José Luiz Runco abordou a polêmica que culminou em sua saída do Flamengo, originada pelo vazamento de uma mensagem em que comentava sobre a condição física do meio-campista uruguaio Nicolás de la Cruz. O episódio gerou uma crise interna no clube, com fortes críticas do estafe do jogador e questionamentos sobre a conduta profissional do então chefe do departamento médico.
Em entrevista ao ex-jogador do Flamengo, Getúlio Vargas, no canal Super Mundo GV, o médico atribuiu a dimensão do caso a uma "infelicidade" no envio da mensagem.
"Na verdade, eu acho que mais uma vez usaram uma colocação minha que foi posicional, para um profissional médico que numa infelicidade minha, eu, em vez de mandar no privado, foi para um grupo", explicou Runco.
Ele minimizou a intenção de suas palavras, sugerindo que a reação foi desproporcional. "E alguém do grupo detonou e fez um estardalhaço do tamanho de um bonde", lamentou.
Runco também comentou sobre a união do elenco em torno do jogador uruguaio: "Eu entendo que existe entre os profissionais, somente entre os jogadores, claro, um senso de cobertura", afirmou.
Ao final de sua fala, José Luiz Runco deixou uma reflexão sobre seu diagnóstico e as consequências de sua declaração, colocando no tempo a responsabilidade de validar ou não sua avaliação.
"Se eu nesses meus comentários fui infeliz, o tempo vai me dizer. E se eu nesse comentário que eu fiz para um médico, tinha um ponto de vista com ponderações razoáveis, o tempo vai dizer", concluiu.
A polêmica teve início com o vazamento de uma mensagem enviada por Runco em um grupo de WhatsApp. No texto, ele afirmava que De La Cruz possuía uma "lesão crônica e irreparável no joelho direito, e uma lesão também no joelho esquerdo", o que, segundo ele, comprometeria a capacidade do atleta de atuar em "futebol competitivo".
A exposição do diagnóstico privado causou desconforto imediato no clube, no jogador e em seu compatriota e colega de equipe, Arrascaeta, que saiu em defesa do companheiro nas redes sociais. A repercussão negativa levou à demissão de Runco do cargo.