90min
·17 dicembre 2025
Safonov pega quatro pênaltis e PSG é campeão mundial inédito ao vencer o Flamengo na Copa Intercontinental

In partnership with
Yahoo sports90min
·17 dicembre 2025

Atual campeão da Champions League, o Paris Saint-Germain conquistou a Copa Intercontinental nesta quarta-feira (17) ao superar o Flamengo nos pênaltis por 2 a 1. Kvaratskhelia fez 1 a 0 e Jorginho deixou tudo igual no Ahmed bin Ali, em Al Rayyan (Catar), sob o olhar de 42.150 torcedores.O empate no tempo normal provocou a prorrogação, mas ninguém mais conseguiu balançar a rede nos 30 minutos seguintes. Quando a bola foi para marca da cal, De La Cruz deixou o dele, assim como Vitinha e Nuno Mendes no lado europeu. Safonov pegou as cobranças de Saúl, Pedro, Léo Pereira e Luiz Araújo. Dembélé bateu por cima.
O campeão francês controlou a posse de bola e finalizou mais do que o Rubro-negro. João Neves protagonizou a primeira oportunidade perigosa ao aparecer nas costas da defesa, mas mandou no lado de fora da rede. Antes mesmo dos 10 minutos, Fabián Ruiz balançou a rede, mas o tento foi anulado. A equipe flamenguista reagiu com Pulgar, em chute que Safonov defendeu firme. O chileno ainda cabeceou livre após cruzamento na área, mas errou o alvo. O PSG então saiu na frente com Kvaratskhelia aparecer como elemento surpresa para completar um cruzamento rasteiro de Doué pela direita: 1 a 0. A vantagem permaneceu até que Marquinhos derrubou Arrascaeta dentro da área e Jorginho converteu a penalidade: 1 a 1.

Jorginho é um dos reforços contratados neste ano pelo Fla / NurPhoto/GettyImages
João Neves, travado por Léo Ortiz, e Marquinhos, praticamente embaixo da trave, tiveram a chance de decidir o confronto ainda no tempo normal. O vencedor da Libertadores também assustou no final. Aos 39, Pedro recebeu de Plata e bateu forte, mas a defesa travou e cedeu o escanteio. Na sequência o equatoriano aproveitou um lançamento longo e concluiu de canhota, mas ela saiu por cima do travessão. Bruno Henrique também conseguiu chegar perto da área e finalizar, mas novamente a bola subiu demais.

Eleito o melhor do mundo nesta semana, Dembélé entrou no segundo tempo e teve atuação discreta / Mohamed Farag - FIFA/GettyImages
No tempo extra, Rossi defendeu tentativas de Marquinhos, João Neves e Nuno Mendes. O jovem Quentin Ndjantou também arriscou de fora da área e ela passou perto. Dembélé e Barcola foram outros que ficaram no "quase".A resposta flamenguista ocorreu quando Samuel Lino avançou pela esquerda e Luiz Araújo recebeu de frente para a meta, mas completou sem perigo.

PSG é o primeiro clube francês a ser campeão mundial / NurPhoto/GettyImages
Com isso o time de Luis Enrique coroa um ano praticamente perfeito, afinal também ganhou a Ligue 1 e a Copa da França no primeiro semestre.

Fabián Ruiz protagonizou belo chute de canhota, mas bola já tinha saído / NurPhoto/GettyImages
Após um erro na saída de bola flamenguista aos 9 minutos de partida, Fabián Ruiz aproveitou a sobra na entrada da área e mandou para o gol, mas a arbitragem assinalou que a bola tinha saído pela linha de fundo.

Sul-coreano sentiu lesão a perna esquerda / NurPhoto/GettyImages
O representante parisiense precisou fazer uma substituição ainda na etapa inicial após o sul-coreano levar a pior em trombada com Gonzalo Plata. O equatoriano atingiu com o joelho a coxa do rival e ele tentou seguir, mas não conseguiu e Mayulu entrou aos 35.

Camisa 7 soma 11 participações em gols em 21 jogos na temporada 2025/26 / Sports Press Photo/GettyImages
O georgiano recebeu um cruzamento que veio da direita e apareceu na segunda trave para empurrar para o fundo da rede. Rossi ainda resvalou na bola, mas não foi suficiente para impedir dela chegar no atacante.

Jorginho empatou a partida / KARIM JAAFAR/GettyImages
Por volta dos 15 minutos, o zagueiro Marquinhos acertou o pé direito de Arrascaeta e inicialmente o árbitro mandou seguir, mas após revisar o lance na cabine à beira do gramado Ismail Elfath apontou para a marca da cal e Jorginho deslocou o arqueiro russo com batida rasteira no canto esquerdo.

Safonov / Jan Kruger - FIFA/GettyImages
O russo que assumiu a meta substituindo Donnarumma, que tinha sido herói na Liga dos Campeões e foi para o Manchester City, correspondeu ao pegar quatro penalidades. Ele começou a temporada como reserva, mas Lucas Chevalier teve um problema no tornozelo e ao retornar perdeu a posição.
→ Quer receber notícias, informações e muito mais sobre o Flamengo? Entre no nosso canal do WhatsApp!









































