Portal dos Dragões
·6 febbraio 2026
Samu é o único avançado do FC Porto com mais de um golo em 2026

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·6 febbraio 2026

A entrada no novo ano civil não correu bem à equipa de Francesco Farioli, que sofreu a primeira derrota no campeonato e viu o Sporting reduzir a vantagem para apenas quatro pontos na véspera da visita ao Dragão. É certo que o FC Porto venceu cinco dos outros jogos e registou um empate, com o Plzen, sem impacto nas contas da Liga Europa, mas têm-se notado dificuldades em ganhar e em marcar golos. Em sete partidas marcaram-se apenas 11 golos, dois de penálti e outro “oferecido” pelo guarda-redes do Santa Clara. As causas desta quebra de rendimento são várias e Francesco Farioli, mais do que ninguém, já as identificou, mas uma sobressai: a diminuição da produção dos jogadores mais adiantados.
Os números são claros: entre agosto e o final de dezembro, Samu, Deniz Gul, Pepê, William Gomes, Borja Sainz, Rodrigo Mora, Gabri Veiga e Froholdt – os elementos que costumam atuar junto ao último terço e têm maiores responsabilidades na finalização – marcaram 48 dos 56 golos da equipa. Em termos percentuais, representavam 85,7% do total. Desde o início de 2026 essa quota caiu de forma drástica, situando-se agora nos 54,5%.
Borja, Pepê, Gabri Viega e Froholdt, por exemplo, ainda não marcaram neste ano civil e o FC Porto já disputou sete encontros. Entre os restantes, apenas Samu conseguiu abanar as redes mais do que uma vez (2), embora um desses golos tenha sido de penálti e o outro tenha resultado na tal oferta do guarda-redes, que lhe proporcionou um dos tentos mais fáceis da carreira.
Com o Sporting à chegada, Farioli procurará afinar a pontaria dos executantes no Olival. Em todo o caso, para treinador e adeptos a prioridade será sempre vencer, independentemente de quem figure na ficha dos marcadores.








































