MundoBola Flamengo
·25 novembre 2025
Saúl pode igualar feito de Pablo Marí e fazer história no Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·25 novembre 2025

A semana mais importante do ano para o Flamengo pode também marcar a consagração definitiva de um de seus principais reforços. O meio-campista Saúl, de 31 anos, está diante da oportunidade de escrever seu nome na história do clube e igualar um feito que, até hoje, pertence somente a um compatriota no século XXI: Pablo Marí.
Quarto espanhol a vestir o Manto Sagrado em toda a história, Saúl viveu uma temporada de altos e baixos. Após sua chegada, o jogador enfrentou problemas naturais de adaptação ao futebol brasileiro, gerando certa desconfiança inicial.
No entanto, o meia demonstrou qualidade técnica e personalidade em momentos pontuais, provando que pode ser uma peça fundamental, especialmente em jogos de grande porte. Agora, ele pode coroar essa trajetória de recuperação com as taças da Libertadores e do Brasileirão.
Antes de Saúl, o último jogador espanhol a defender o Flamengo foi o zagueiro Pablo Marí. Contratado em 2019 vindo do Deportivo La Coruña (então na segunda divisão espanhola), Marí superou o desconhecimento do público para se tornar um pilar daquele time histórico.
Com 30 jogos e dois gols marcados, o zagueiro foi peça-chave nas conquistas do Campeonato Brasileiro e da Libertadores daquele ano. Até o momento, ele é o único espanhol a levantar troféus de grande expressão pelo clube.
Os outros dois representantes da Espanha na história rubro-negra foram o atacante José Armando Ufarte ("Espanhol"), entre 1961 e 1964, e o goleiro José Túnel Caballero ("Talladas"), que atuou em 19 partidas em 1937, sem obter o mesmo sucesso.
Caso o Flamengo levante a taça continental no próximo sábado, Saúl não apenas igualará Marí, mas entrará para um grupo extremamente restrito na história do futebol sul-americano. Até hoje, apenas três jogadores nascidos na Europa sagraram-se campeões da Libertadores:
O caminho para a glória começa a ser definido no próximo sábado (29). O Flamengo enfrenta o Palmeiras na grande final da Libertadores, às 18h (de Brasília), em Lima, no Peru.
Além do título continental, o Rubro-Negro segue firme na briga pelo enea do Brasileirão, onde lidera a competição com quatro pontos de vantagem justamente sobre o rival alviverde. Saúl pode igualar Marí e ser mais um espanhol a entrar para a história do Flamengo.









































