Hugogil.pt
·12 dicembre 2025
Scouting do Benfica entra numa nova era com Patrick Dippel

In partnership with
Yahoo sportsHugogil.pt
·12 dicembre 2025

Patrick Dippel vai assumir funções como chief scout do Benfica, reforçando a estrutura de prospeção do clube. O alemão, de 45 anos, conta com cerca de 20 anos de experiência na área do scouting e análise de talento, com passagens pela Federação Alemã, Bayern Munique, Hamburgo, Sturm Graz e Basileia.
Reconhecido internacionalmente, Dippel destaca-se como pioneiro na utilização de Inteligência Artificial e análise de dados aplicada ao scouting, área na qual desenvolveu modelos de identificação e avaliação de jogadores com base em métricas avançadas e cruzamento de dados de performance. A sua chegada enquadra-se na estratégia do Benfica de reforçar os processos de decisão desportiva, aliando observação tradicional a ferramentas tecnológicas.
A contratação surge na sequência do que Rui Costa já havia anunciado no início de novembro, antes da segunda volta das eleições, quando confirmou que o clube tinha acordado a entrada de um novo responsável máximo pelo scouting, a iniciar funções após o ato eleitoral. Na altura, o presidente encarnado optou por não revelar o nome, justificando que o profissional ainda se encontrava vinculado a outro projeto.
“O Benfica tem neste momento um ótimo grupo de scouting, que será reforçado com um chief scout que virá pós-eleições. Está tudo apalavrado e é um ótimo chief scout”, afirmou então Rui Costa à BTV.
Patrick Dippel chega para liderar e articular o trabalho da equipa interna de scouting do Benfica, considerada pela direção como estruturada e com resultados consistentes, passando agora a operar sob uma coordenação centralizada.









































