Zerozero
·17 novembre 2025
Sub-17 | Bino Maçães alerta para o encontro com o México: «Uma equipa que ganha à Argentina...»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·17 novembre 2025

Portugal enfrenta o México, esta terça-feira, em jogo dos oitavos de final do Mundial Sub-17. Em declarações ao Canal 11, o selecionador nacional, Bino Maçães, alertou que a Tri levou de vencida a Argentina, nos penáltis, uma das favoritas à conquista da prova, pelo que são uma equipa de qualidade. Contudo, mostra-se confiante nos seus jogadores.
«É mais um desafio de grande exigência que temos nesta caminhada. Uma caminhada que desejamos que dure mais algum tempo, sendo esse o nosso sentimento, sempre pensando jogo a jogo, tendo agora um adversário muito complicado», começou por dizer o técnico de 52 anos.
«Uma equipa que ganha à Argentina, uma das potenciais candidatas, mostrando o seu valor e estaremos avisados. Jogam de uma forma muito peculiar, olhando muito para os seus avançados, um jogo mais direto que exigirá muito de nós em termos defensivos e do controlo da profundidade. Mas, acredito que estaremos preparados para essa eventualidade e, assim, darmos uma boa resposta.»
O adversário não vai contar com cinco jogadores devido à acumulação de amarelos, problema que só afeta Tomás Soares do lado português. Ainda assim, o técnico luso não espera facilidades, mesmo o rival estando desfalcado.
«Isso seria o primeiro passo para não conseguirmos ganhar o jogo. Agora, temos de ter consciência da dificuldade, porque sabemos que temos de jogar nos nossos limites e quando facilitamos por acharmos que será mais fácil, os índices de concentração nunca serão os mesmos nessas situações.»
«Temos o máximo respeito pelo México, se conquistou o que conquistou é porque não tem só um onze bom, mas sim um todo. Nós também já rodámos o onze, tal como eles, conseguindo mesmo bons resultados.»
«Às vezes para quem vê não tem a noção do todo, por aquilo que temos de pensar, é menos um avançado, menos um jogador que nos pode dar soluções, quer a jogar de início ou a entrar. Isso também fará com que tenhamos aqui em conta quem jogará de início e quem poderemos depois ter para poder entrar e ajudar», comentou relativamente à ausência de Tomás Soares.
«Enfim, são as coisas que os treinadores têm de pensar, mas espero que jogue quem jogar e os restantes que entrarem para dar uma boa reposta, para elevar mais uma vez o nome de Portugal», concluiu.
Por sua vez, o capitão da equipa das quinas, Rafael Quintas, fez eco às palavras do seu treinador.
«Sabemos que a partir de agora não existem jogos fáceis, sendo o México uma equipa muito traiçoeira, parece não ter intenções de atacar e do nada consegue chegar à baliza. Temos de estar atentos a essas transições, esse jogo mais direto por parte do México.»
«Estou muito confiante, acredito na minha equipa, sabemos que temos uma equipa muito boa, que tem aproveitado muito bem este Mundial para evoluir e continuar a mostrar aos portugueses que temos muito potencial e queremos manter», finalizou.









































