Coluna do Fla
·2 gennaio 2025
In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·2 gennaio 2025
O Flamengo fez história no futebol brasileiro ao conquistar o Brasileirão e a Libertadores em 2019, sob comando de Jorge Jesus. O Botafogo, um dos principais rivais do Mais Querido, repetiu o feito no ano passado, dirigido pelo também português Artur Jorge. Com isso, o treinador da equipe alvinegra se colocou no mesmo patamar do ex-técnico do Mengão.
— É competência. Não é um dado adquirido que o treinador português vá ter sucesso no Brasil. Esta marca de sucesso é feita de rigor, disciplina, competência e também recursos para fazer um bom trabalho. Jesus e Abel são referências fortes. Acho que eu também consegui deixar essa marca. O meu registo iguala esses dois nomes numa galeria de notáveis, numa elite pelo que fizemos no Brasil — disse Artur Jorge, em entrevista ao site português ‘Maisfutebol’.
Porém, assim como Jorge Jesus, que deixou o Flamengo logo na temporada seguinte, Artur Jorge está de saída do Botafogo. Isso porque, após a excelente temporada no Brasil, o treinador chamou a atenção do Al-Rayyan (CAT). Assim, as conversas já estão bem avançadas e restam apenas os últimos detalhes para que o comandante embarque rumo ao futebol do Catar.
Jorge Jesus se tornou um dos maiores treinadores da história do Flamengo. O português chegou ao Mais Querido em junho de 2019, após a demissão de Abel Braga. Durante a passagem do comandante, o Mengão conquistou cinco títulos, enquanto perdeu apenas quatro partidas. Além disso, o time bateu recorde da era dos pontos corridos de 20 times do Brasileirão, com 90 pontos, e encantou a América do Sul com o título da Libertadores.
Por fim, vale lembrar que Flamengo e Botafogo vão se enfrentar na decisão da Supercopa do Brasil, no dia 02 de fevereiro. Isso porque, o Mengão conquistou a Copa do Brasil, enquanto a equipe alvinegra venceu o Brasileirão. A partida acontece no Estádio Mangueirão, em Belém, no Pará.
Além de Artur Jorge, o Botafogo tem mais dois desfalques confirmados para enfrentar o Flamengo: Luiz Henrique e Thiago Almada. Ambos os destaques de 2024 estão indo para o Lyon (FRA), clube que pertence a John Textor. Já o Mengão também tem duas baixas para o embate, por enquanto. Isso porque, David Luiz e Gabigol não tiveram o contrato renovado e deixaram o Rubro-Negro.