Gazeta Esportiva.com
·25 novembre 2025
Tuma apresenta novo cronograma da reforma do estatuto do Corinthians e vê “avanço”

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·25 novembre 2025

O presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians, Romeu Tuma Júnior, apresentou o novo cronograma da reforma do estatuto do clube. O anteprojeto seria votado na noite desta segunda-feira, no Parque São Jorge, mas a reunião foi suspensa.
O pedido de conselheiros para que a discussão seja ampliada foi atendido. Haverá dez audiências públicas a partir do dia 1 de dezembro para debater alguns dos principais termos do novo estatuto. Os encontros foram agendados para as seguintes datas:

(Foto: André Costa/Gazeta Press)
As sessões não terão obrigatoriedade de comparecimento de todo o colegiado do CD. As propostas serão debatidas em blocos pré-determinados de agendas temáticas. Especialistas e convidados externos poderão participar das reuniões para enriquecer o debate. A forma de inscrição e os temas específicos das datas citadas serão disponibilizados no site oficial do Corinthians ainda nesta semana.
Apesar da suspensão da votação, Romeu Tuma enxerga “avanço” no processo. Ele acredita, por exemplo, que a proposta de direito a voto ao Fiel Torcedor irá passar pelo Conselho.
“Não fico frustrado, acho que a gente avançou. Houve uma deliberação unânime, compromissada com as datas das agendas. Já é um avanço. Houve um sinal de avanço de que o voto do Fiel Torcedor vai ser aprovado. Não podemos ficar preso a três mil pessoas decidir o futuro do Corinthians. Perdemos a capacidade de tomar decisões importantes para o clube, é muita politicagem. Cada um está preocupado com interesses pessoais. A gente tem que cortar na carne. Se o Corinthians falir na nossa mão, vamos pagar junto. Precisamos dividir, a torcida precisa votar mesmo e tchau. Chegou a hora”, disse o presidente do CD do Corinthians.
Após a realização de todas as audiências públicas, a votação da reforma estatutária no Conselho Deliberativo do Corinthians deve ser realizada em fevereiro de 2026. Em seguida, se aprovado, o projeto passará pelo crivo dos sócios do Parque São Jorge. A Assembleia Geral, inicialmente agendada para 20 de dezembro deste ano, foi remarcada para março do ano que vem.
Entretanto, ficou definido entre os conselheiros alvinegros que o novo estatuto já será válido para as próximas eleições, no fim do próximo ano. Já o direito de voto ao Fiel Torcedor entraria em vigor no máximo até o pleito de 2030.
Os principais tópicos da reforma estatutária do Corinthians incluem:
A Comissão da Reforma do Estatuto trabalha no texto desde o ano passado. O anteprojeto foi elaborado a partir de debates internos e sugestões de movimentos organizados externos, como a própria Gaviões da Fiel, que opinou a favor do direito a voto ao Fiel Torcedor.









































