UEFA sanciona FC Porto por desvio de 50 milhões | OneFootball

UEFA sanciona FC Porto por desvio de 50 milhões | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Hugogil.pt

Hugogil.pt

·7 luglio 2025

UEFA sanciona FC Porto por desvio de 50 milhões

Immagine dell'articolo:UEFA sanciona FC Porto por desvio de 50 milhões

Multa efetiva de 750 mil euros, com mais 4,25 milhões suspensos, marca sanção imposta aos dragões

O FC Porto confirmou esta segunda-feira, através de comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), ter sido sancionado pela UEFA devido ao incumprimento dos requisitos de estabilidade financeira, no âmbito do regulamento de Fair Play Financeiro.


OneFootball Video


O clube azul e branco revelou que, nos dois exercícios compreendidos entre 2022/23 e 2023/24, apresentou um desvio negativo acumulado de 50 milhões de euros face aos limites estabelecidos pela UEFA, o que motivou a abertura de um processo pelo Comité de Controlo Financeiro da UEFA (CFCB).

Apesar do incumprimento, a UEFA decidiu aplicar apenas uma multa efetiva de 750 mil euros e uma multa condicional de 4,25 milhões de euros, que só será cobrada caso o FC Porto não cumpra os critérios exigidos no ciclo de monitorização de 2025/26.

No entanto, estranha-se a ausência de destaque mediático. Já viram alguém falar disto na imprensa? Houve algum painel televisivo a dedicar horas e horas a este caso?

É inevitável fazer o paralelismo: se fosse o Benfica nesta posição, haveria capas e capas de jornais, debates acalorados e exigências públicas de explicações.

Não eram os encarnados que, diziam, “precisavam desesperadamente de vender” para cumprir o fair play financeiro? Não se repetia insistentemente que o clube da Luz estava sob pressão da UEFA para equilibrar contas?

Agora que é o FC Porto a confirmar publicamente o incumprimento, reina o silêncio. Nenhuma manchete, nenhum destaque. Silêncio cúmplice.

O tratamento desigual e a disparidade de escrutínio mediático é um velho tema no futebol português. Este caso oferece mais um exemplo de como a narrativa se adapta consoante o emblema em causa.

Visualizza l' imprint del creator