Zerozero
·31 gennaio 2026
Um mal nunca vem só

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·31 gennaio 2026

Goleada na Madeira, saída de André Luiz e, agora, um novo desaire por número expressivos na receção ao FC Arouca. Costuma dizer-se que 'há males que vêm por bem', mas, no caso do Rio Ave - que sofreu uma nova derrota caseira este sábado -, a premissa apropriada pode ser a que nos diz que 'um mal nunca vem só'. Três 'males' num curto espaço de tempo - veremos se ficam por aqui.
Despido de André Luiz - que assinou pelo Olympiacos - para a partida, Sotiris Sylaidopoulos surpreendeu na escolha da equipa, ao colocar o jovem Antonis Papakanellos na posição de extremo direito. O camisola '19' esteve algo perdido em campo, mas tal entende-se, face à falta de rotinas - visto que o criativo brasileiro era titular indiscutível na turma da Caravela.
O primeiro tempo foi, sobretudo, de equilíbrio. A formação da casa entrou melhor, operando de forma temporizada e assertiva, mas apresentou algumas dificuldades na fase de chegada a terrenos mais avançados - a finalização não esteve em dia para os homens de Vila do Conde.
Depois de 15 minutos de superioridade caseira, o FC Arouca acertou pequenos detalhes e conseguiu equilibrar a balança, registando um ligeiro ascendente. Taichi Fukui e Alfonso Trezza poderiam ter causado muitos problemas aos vilacondenses, ora não fosse o atento e responsável Nelson Abbey - que travou tudo o que pôde.
Certo é que este não foi o mesmo Rio Ave que certamente viu em diversos jogos, caro leitor. Menos acutilante, com menos presença na zona ofensiva e, sobretudo, com menos ideias para ferir o adversário - faltou, quiçá, o irreverente maestro André Luiz.
O último lance do primeiro tempo trouxe bastantes problemas para a equipa caseira. Em cima do apito para o fim dos 45 minutos, Fontán encontrou Tiago Esgaio solto no segundo poste, na sequência de um canto, e o lateral colocou os arouquenses na liderança - um autêntico balde de água gelada para o Rio Ave, que foi bastante assobiado na ida para os balneários.
A segunda metade não trouxe tranquilidade para o conjunto de Vila do Conde - pelo contrário, caro leitor. Pode mesmo considerar-se que os pupilos de Sotiris nunca encontraram forma de reentrar na narrativa e tudo correu pelo pior aos da casa. Logo aos 53 minutos, Lomboto - que rubricou uma exibição em nada positiva - desviou o esférico para a própria baliza. Mas os Lobos não ficaram por aqui.
Aos 66 minutos, Bas Kuipers combinou bem com Lee Hyunju, que rematou em arco para o fundo das redes. As críticas e o desagrado dos adeptos para com a equipa do Rio Ave era visível - muitos até abandonaram o estádio a 25 minutos do fim. Nada correu bem a esta Caravela, que parece ter perdido o rumo neste Rio de ideias sem um aparente fio condutor.
Lee Hyunju (FC Arouca): o camisola '14' dos arouquenses protagonizou uma exibição de encher o olho! Além do golo - bela finalização, com um remate em arco -, Lee Hyunju encontrou espaços, conferiu mobilidade e esteve sempre ativo na procura pelo golo.
Naïs Djouahra (FC Arouca): que jogo, caro leitor! O número '7' dos Lobos de Arouca esteve envolvido indiretamente em dois dos golos da turma forasteira, com movimentos de ruptura do flanco esquerdo para o centro. Tecnicista, foi uma dor de cabeça para a linha defensiva da casa.
Julien Lomboto (Rio Ave): jogo para esquecer para Lomboto, que rubricou uma exibição cheia de pontos negativos. Além de não ter garantido estabilidade à linha defensiva do Rio Ave, apontou o segundo golo dos forasteiros, ao desviar o esférico para o interior da própria baliza. Esteve sempre muito inconstante e bastante nervoso no ataque aos lances de perigo.
Sérgio Guelho realizou uma exibição satisfatória, na medida em que não precisou de ajuizar lances capitais ao longo do encontro. Ficam algumas dúvidas no lance entre Fontán e Clayton, ainda no primeiro tempo, mas, no cômputo geral, o juiz do duelo esteve sólida na arbitragem do confronto.

Onze do Rio Ave:
Kevin Chamorro, Pancho Petrasso, Andreas Ntoi, Nelson Abbey, Marious Vrousai, Brandon Aguilera, Julien Lomboto, Omar Richards, Antonis Papakanellos, Clayton Silva, Ole Pohlmann

Onze do FC Arouca:
Ignacio De Arruabarrena, Tiago Esgaio, Bas Kuipers, Javi Sánchez, Jose Fontán, Taichi Fukui, Espen van Ee, Alfonso Trezza, Lee Hyunju, Naïs Djouahra, Barbero

Este será o primeiro jogo do Rio Ave sem André Luiz, que foi anunciado, esta semana, como novo reforço do Olympiacos!
1':

Começou a partida! Rola a bola nos Arcos!
25':

25 minutos interessantes no Estádio dos Arcos, com duas equipas que têm procurado jogar com critério e alcançar a liderança no marcador. O Rio Ave foi superior nos primeiros minutos, na medida em que tentou ser 'mandão' e controlar desde cedo, mas o FC Arouca conseguiu equilibrar e registar um ligeiro ascendente nos últimos instantes. Tudo em aberto e nulo no marcador!
44':

GOLO FC Arouca! Tiago Esgaio marca
Tiago Esgaio marca o seu 1º golo na prova (18 jogos) Tiago Esgaio marcou o seu 6º golo na equipa (137 jogos)
Na sequência de um pontapé de canto, Fontán desvia, de cabeça, para a zona do segundo poste, onde aparece Tiago Esagio, isolado, para rubricar o primeiro da partida com um cabeceamento certeiro!
Intervalo:

Balde de água gelada ao cair do pano para o Rio Ave! O duelo estava a ser equilibrado, mas os últimos instantes foram pautados por um ascendente do FC Arouca. Ora, no último lance da primeira metade, Tiago Esagio rubricou o golo que separa as duas equipas na ida para os balneários! Sotiris Sylaidopoulos terá, certamente, uma missão complicada ao intervalo...
53':

GOLO FC Arouca: Julien Lomboto marca na própria baliza!
Lomboto desvia com o ombro para o interior da própria baliza, após o FC Arouca enviar uma bola tensa para a zona de finalização!
66':

GOLO FC Arouca! Lee Hyunju marca
Lee Hyunju marca o seu 3º golo na prova (18 jogos)
Bela combinação entre Bas Kuipers e Lee Hyunju, sendo que este último atirou em arco para o fundo das redes.
75':

GOLO INVALIDADO FC Arouca:
Barbero marca, mas está em posição irregular.
78':

Brandon Aguilera (Rio Ave) vai sair de maca!
90':

Marious Vrousai (Rio Ave) remata ao poste!!!
90 +2':

O árbitro apita para o final da partida.
Fim de Jogo:

Vitória tranquila do FC Arouca, perante um Rio Ave sem argumentos e sem ideias para reentrar no jogo. Bela exibição da turma de Arouca, saliente-se.
Melhor em campo:

Tiago Esgaio (FCA) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo.










































