Papo na Colina
·14 ottobre 2025
Vasco: Reforço chama atenção com trabalho especial na Data FIFA

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·14 ottobre 2025
Matheus França chegou ao Vasco como uma das principais apostas da última janela de transferências, mas ainda busca seu espaço entre os titulares. Desde a estreia, o camisa 9 não iniciou nenhuma partida como titular e é, até o momento, o único reforço sem oportunidade entre os 11 iniciais.
Além dele, o clube contratou Andrés Gómez, Carlos Cuesta, Robert Renan, Thiago Mendes e repatriou Barros, que retornou do empréstimo ao América-MG. Entre os seis nomes, França é quem tem menos tempo em campo e ainda tenta recuperar o ritmo após um período de baixa minutagem na Europa.
A expectativa em torno do meia vem desde sua passagem pelo Flamengo e pelas categorias de base, onde era tratado como uma das principais promessas da geração. A contratação contou com o aval de Fernando Diniz, Pedrinho e Felipe, que participaram ativamente das conversas com o jogador.
Matheus França em ação em Vasco x Vitória — Foto: Matheus Lima/Vasco
No Crystal Palace, França enfrentou cinco lesões — entre virilha e costela — e não conseguiu sequência. Sua última série de quatro jogos seguidos pelo clube inglês foi em janeiro de 2024. No Vasco, já sofreu uma entorse no tornozelo, ficando fora apenas do duelo contra o Palmeiras.
A comissão técnica considera o momento como parte do processo de readaptação. O clube tem adotado uma evolução gradual para evitar sobrecargas. A Data FIFA, por sua vez, surge como oportunidade estratégica para intensificar os treinos e melhorar a condição física do atleta.
A avaliação interna é de que, com continuidade e sem novas lesões, França pode se tornar o “12º jogador” da equipe, com potencial para assumir uma vaga no time titular a médio prazo. Em seis partidas pelo clube, ainda não participou diretamente de gols, mas já teve atuação destacada.
Na Copa do Brasil, foi decisivo ao converter um dos pênaltis na classificação sobre o Botafogo, nas quartas de final. No triunfo por 4 a 3 sobre o Vitória, entrou aos 32 minutos da etapa final para dar mais ofensividade à equipe com um jogador a mais em campo, e agradou à comissão técnica.
Com Coutinho e Nuno Moreira enfrentando uma sequência pesada de jogos, o período de paralisação pode abrir espaço para que França se aproxime de sua primeira chance como titular.
Matheus França, do Vasco — Foto: Matheus Lima/Vasco
O Vasco terá uma sequência decisiva em outubro pelo Campeonato Brasileiro. Após a pausa, o time enfrenta o Fortaleza, fora de casa, na quarta-feira, seguido por confrontos contra Fluminense e Bragantino — adversários próximos na tabela e diretos na briga por posições.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News