MundoBola Flamengo
·3 ottobre 2025
Wallace Yan não perdeu prestígio interno, mas números mostram mudança de status no Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·3 ottobre 2025
Wallace Yan parece ter perdido o espaço que conquistou no Flamengo. Os minutos já não são os mesmos de antes, quando o jovem chegou a se destacar na Copa do Mundo de Clubes.
O MundoBola Flamengo traz um levantamento com os números do jogador nos 12 jogos antes da penalidade desperdiçada contra o Atlético-MG, na Copa do Brasil, comparando com os números dos últimos 12 jogos, que aconteceram depois disso.
A reportagem apurou com fontes internas do Flamengo que não há qualquer atrito ou problema envolvendo o jogador. Wallace Yan treina normalmente, e vai bem nos treinos. Até por isso, continua sendo relacionado por Filipe Luís para os jogos do Mengão.
O ambiente também é bom e o clima está normal no Ninho do Urubu. Por isso, a minutagem baixa para o jovem atleta é opção do técnico. O prestígio conquistado pelo jogador é mantido no clube.
Além da informação obtida pelo MundoBola Flamengo, Filipe Luís também deu pistas de que não há qualquer empecilho em escalar Wallace Yan.
Na coletiva após o empate por 0 a 0 contra o Cruzeiro, ele chega a citar o jovem jogador como possibilidade de entrar na partida.
Questionado sobre as três substituições que fez, Filipe Luís resgata Wallace Yan. Ele afirma que poderia ter colocado o jovem em campo, mas não o fez para priorizar a entrada de Pedro. O técnico explica o motivo.
"Talvez fosse um jogo para o Wallace Yan. Mas optei pelo Pedro porque acreditava que, por onde estávamos entrando, que o Pedro poderia chegar para finalizar essa bola dentro da área", diz Filipe Luís.
O questionamento nasceu por conta da mudança drástica. Antes da penalidade desperdiçada, que culminou na queda da Copa do Brasil, Wallace Yan vinha de nove jogos seguidos entrando em campo. Aquele foi o décimo.
Antes disso, ele não entrou contra Fortaleza e Espérance de Tunís, mas entrou contra Palmeiras e Deportivo Táchira.
Nesse período de oportunidades recebidas, Wallace Yan chegou a marcar três gols, sendo um contra o Chelsea, na vitória por 3 a 1, na Copa do Mundo de Clubes.
O LA FC foi punido pelo jovem na mesma competição, e no Brasileirão, o São Paulo também sofreu. Ele deu assistência contra o Red Bull Bragantino e parecia que não sairia mais das mudanças de Filipe Luís na segunda etapa.
Nesses 12 jogos anteriores aos 90 minutos completos que teve contra o Atlético-MG, pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil, a média foi de 22,1 minutos por partida. Muito superior à média recebida depois disso. Das 12 partidas, ele só não entrou em duas.
Após o pênalti perdido, seja coincidência ou não, Wallace Yan teve seu tempo de jogo reduzido drasticamente. Os motivos podem ser diversos: maior concorrência após o mercado do Flamengo, tentativa de blindar o jogador das críticas, etc. Mas o fato é que o jovem só entrou em três jogos do Flamengo desde então. Isso denota mudança de status no Flamengo de Filipe Luís: de xodó para o segundo tempo a subutilizado.
O time já jogou 12 vezes desde a eliminação na Copa do Brasil, e nas três vezes que esteve em campo, a joia teve pouco tempo para mostrar qualquer futebol.
Primeiro, no jogo contra o Internacional, pelo Brasileirão: Wallace Yan entrou por 15 minutos. Foi sua maior minutagem no período, quando Filipe Luís guardava suas forças para a volta da Libertadores, contra o mesmo Inter.
Nesse jogo de volta das oitavas de final, Wallace Yan também entrou. Mas por apenas um minuto. Na partida contra o Juventude, que antecedia a ida das quartas da Libertadores, contra o Estudiantes, ele também foi utilizado, mas por apenas quatro minutos.
A soma é de 21 minutos em 12 jogos que esteve disponível, entrando três vezes. Considerando apenas os três jogos, a média de minutagem nessas partidas é de sete minutos por jogo. É uma queda considerável dos minutos que ele recebia antes.
Uma explicação plausível pode ser a disputa no elenco, que ficou mais acirrada após o mercado do meio do ano. Do meio para frente, a parte ofensiva do campo ficou disputada no time de Filipe Luís.
Carrascal chegou podendo ser reserva de Arrascaeta, mas também tem aparecido ao lado do Camisa 10. É uma função que Wallace Yan poderia brigar para fazer, mas ganha forte concorrência.
Além disso, Samuel Lino também chega na janela. O jovem atuou como ponta-esquerda, que era carência no elenco, e agora, é preenchida com o ex-Atlético de Madrid.