A base guerreira: Vicens aposta forte nos <i>Vítores</i> | OneFootball

A base guerreira: Vicens aposta forte nos <i>Vítores</i> | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·21 de agosto de 2026

A base guerreira: Vicens aposta forte nos <i>Vítores</i>

Imagem do artigo:A base guerreira: Vicens aposta forte nos <i>Vítores</i>

O SC Braga já soma seis jogos oficiais na presente temporada – uma mão cheia nas pré-eliminatórias da UEFA Conference League e uma jornada na Liga Portugal – e há três nomes que sobressaem nas escolhas de Carlos Vicens: Vítor Carvalho, Víctor Gómez e Pau Víctor.

Um eixo que vai dando garantias a nível defensivo, mas também da intensidade, da classe e dos golos.


Vídeos OneFootball


Os vítores são os mais utilizados pelo técnico espanhol e demonstram uma consistência ímpar. O defesa central apenas falhou uma titularidade (fora com o Dínamo Minsk), mas mesmo aí entrou após o intervalo e soma um total de 495 minutos. O ala-direito esteve no onze em cinco ocasiões e tem, igualmente, 495 minutos nas pernas, pois também foi solicitado para a segunda parte na partida da Liga Portugal. Enquanto o avançado só não constou das escolhas iniciais na partida com o Moreirense – entrou aos 57’ – da 1.ª ronda do campeonato (440 minutos) e já apontou três golos.

Na partida frente ao Austria Wien, esta quinta-feira, voltaram a ser a espinha dorsal da equipa minhota. Vítor Carvalho comandou a linha defensiva como central do meio e ainda criou algum perigo nas bolas paradas ofensivas. Gómez imprimiu velocidade e garra pela ala direita e Pau Víctor faturou, de penálti, demonstrou pormenores técnicos de excelência, tal como disponibilidade física, cumprindo muito bem o papel normalmente atribuído ao capitão Ricardo Horta.

Um trio heterogéneo

Carlos Vicens transformou Vítor Carvalho em defesa, anteriormente era médio defensivo, adaptando as características do jogador ao seu modelo de jogo. O brasileiro, de 29 anos, está a iniciar a quarta temporada ao serviço do SC Braga que o contratou ao Gil Vicente. Neste novo papel assumiu a voz de comando e é um elemento fundamental na saída de bola a partir de trás, devido à boa capacidade de passe longo, dando uma solução interessante num movimento menos utilizado pelo treinador espanhol: o jogo direto.

Víctor Gómez renovou, recentemente, o vínculo com os Guerreiros do Minho (até 2030) e já vai para a quinta época no emblema da cidade dos Arcebispos. Um lateral-direito que neste sistema tático percorre toda a ala, algo que lhe dá maior liberdade para atacar. Sempre sagaz e com uma entrega excecional, consegue criar desequilíbrios no ataque e isso justifica a confiança do técnico.

Pau Víctor chegou no verão passado, naquela que foi a compra mais cara de sempre do SC Braga – 12 milhões de euros pagos ao Barcelona com mais três mediante certos objetivos – e tem sido, sem sombra de dúvida, uma mais-valia para o plantel arsenalista. Na temporada transata participou em 56 jogos, apontou 17 golos e fez sete assistências e este ano continua a merecer destaque entre as escolhas de Vicens. Um jovem jogador (24 anos) que alegra as bancadas com pormenores técnicos exímios e que vai ganhando valências táticas com o crescimento dentro da equipa.    

Saiba mais sobre o veículo