Gazeta Esportiva.com
·29 de outubro de 2025
À espera de Neymar, Santos fica perto de zerar DM e busca elenco completo para “nove finais”

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·29 de outubro de 2025

O Santos está à espera de Neymar para enfim zerar o departamento médico e ter o elenco completo à disposição para as “nove finais” que restam na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, como colocado por Barreal após o empate contra o Botafogo.
Neymar é o único a integrar o departamento médico do Santos. O atacante se recupera de uma lesão no músculo reto femoral da coxa direita, divulgada pelo clube no último dia 19 de setembro. Ele não entra em campo desde o empate em 1 a 1 contra o Atlético-MG, pela 23ª rodada da Série A.
O camisa 10 tem trabalhado integralmente para voltar a reforçar o Peixe o mais rápido possível. Durante o tratamento, quase que diariamente, o craque divulgou fotos das atividades físicas na academia do CT Rei Pelé, junto aos fisioterapeutas do clube, e também dos trabalhos com sua equipe médica pessoal.
Na última terça-feira, Neymar iniciou o processo de transição física e deu um passo a mais para o retorno aos gramados. O meia-atacante trabalhou com bola e entrou na fase final da recuperação.
Recentemente, o técnico Juan Pablo Vojvoda comentou sobre a recuperação do Santos. O comandante argentino evitou estipular uma data para o retorno do meia-atacante, mas viu com bons olhos a evolução do astro, que começou a trabalhar no gramado na última semana.
“O Neymar está trabalhando em campo. Ele não parou de trabalhar, mas, como toda recuperação, ficou muito na academia, com os fisioterapeutas. Agora já está no campo. E isso me agrada. Mas não vamos nos antecipar. Vamos aguardar. É um jogador que queremos bem e sabemos o que significa para nós”, disse Vojvoda.
Vojvoda teve Neymar à disposição em apenas duas partidas desde que assumiu o comando da equipe, em agosto deste ano. O craque atuou apenas nos empates contra Fluminense, no qual completou os 90 minutos, e contra o Atlético-MG, quando foi substituído por volta dos 35 minutos da etapa final.
Desde o retorno ao Santos, o camisa 1 vem lidando com uma sequência de problemas físicos e sofrido para engatar uma série maior de partidas. Em 2025, o craque soma seis gols e três assistências em 21 partidas.
À espera de Neymar, o Santos busca ter o elenco completo à disposição para as nove “finais” que terá pela frente no Campeonato Brasileiro. O Peixe ainda briga para não cair e tem mais nove rodadas para evitar o que seria seu segundo rebaixamento à Série B.
Desde que chegou ao Santos, Vojvoda não enfrentou um departamento médico lotado, como a equipe teve em outros momentos do ano, por exemplo. O treinador, no entanto, precisou lidar com desfalques ocasionais. Em sua chegada, por exemplo, não teve Willian Arão nas três primeiras partidas.
Em seguida, recuperou o volante, mas perdeu dois jovens: Bontempo e Victor Hugo, ambos por lesões musculares na coxa. Enquanto isso, nos últimos dias, Rincón sofreu um edema na panturrilha esquerda, mas também se recuperou. Assim, o DM do Santos conta apenas com Neymar no momento.
Com o elenco completo, Vojvoda amplia o leque de opções em todas as posições e fica com mais alternativas para buscar soluções na tentativa de evitar a queda do Santos nesta reta final de Brasileirão. A volta de Neymar, neste sentido, pode ser a ‘cereja do bolo’.
Com o empate com o Botafogo, o Santos segue na 16ª colocação, agora com 32 pontos, um a mais que o Vitória, que perdeu para o Corinthians e abre a zona do rebaixamento.









































