A pedido da dupla Fla-Flu, governo do RJ analisa venda de naming rights do Maracanã | OneFootball

A pedido da dupla Fla-Flu, governo do RJ analisa venda de naming rights do Maracanã | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·10 de outubro de 2025

A pedido da dupla Fla-Flu, governo do RJ analisa venda de naming rights do Maracanã

Imagem do artigo:A pedido da dupla Fla-Flu, governo do RJ analisa venda de naming rights do Maracanã

O desejo da dupla Fla-Flu de vender os naming rights do Maracanã ganhou um trâmite oficial. O Governo do Estado do Rio de Janeiro autorizou o início da análise que pode abrir caminho para a negociação. A informação foi divulgada pelo 'ge'.

Caso seja aprovada a venda do naming rights do Maracanã, a operação tem potencial para se tornar a maior venda desse direito na história do futebol brasileiro. A análise ficará a cargo da Secretaria da Casa Civil, que vai avaliar a legislação vigente sobre licitações, o edital de concessão do Maracanã e o tombamento do estádio como patrimônio histórico.


Vídeos OneFootball


Flamengo e Fluminense inicialmente projetavam arrecadar cerca de R$ 40 milhões anuais com o acordo. No entanto, segundo informação do 'O Globo', essa previsão subiu para R$ 70 milhões por ano.

Dentro do governo estadual, há diferentes visões sobre o tema. Alguns defendem limitar a negociação apenas aos nomes de setores específicos do estádio, enquanto outros veem dificuldades para vender o nome principal, posição já expressa pelo governador Cláudio Castro. Ainda assim, a expectativa é de que a autorização para avançar nas tratativas seja concedida, sim, e nos próximos dias.

Gestão Fla-Flu do Maracanã

Em 2024, Flamengo e Fluminense obtiveram a concessão do Maracanã por 20 anos — com 65% de participação do clube rubro-negro e 35% do tricolor. Embora o plano de negócios inicial não previsse a exploração comercial do nome do estádio, a dupla Fla-Flu decidiu neste ano dar andamento ao projeto de venda dos naming rights.

No entanto, a parceria Fla-Flu na administração do Maracanã vem desde 2019. Desde então, o estádio tem sido palco de grandes públicos impulsionados principalmente pela Nação. Enquanto o Fluminense, naturalmente, não alcança o mesmo nível de ocupação.

Ainda assim, o desempenho do Flamengo tem sido suficiente para sustentar a concessão e alcançar uma marca impressionante: o Maracanã já ultrapassou a marca de 15 milhões de torcedores presentes em partidas desde o início da gestão conjunta Fla-Flu.

Saiba mais sobre o veículo