Zerozero
·11 de dezembro de 2025
A revelação de David Luiz sobre o Benfica: «Não passei nos exames médicos, mas o presidente não sabia»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·11 de dezembro de 2025

David Luiz, defesa central brasileiro, revelou que enfrentou vários desafios nos primeiros meses em Portugal, quando reforçou o Benfica. Em entrevista à Gazetta dello Sport, o jogador recordou que chegou a falhar nos exames médios, algo que Luís Filipe Vieira, o então presidente dos encarnados, não tinha conhecimento.
«Em janeiro de 2007, o Benfica vendeu o Ricardo Rocha ao Tottenham. O clube já tinha alguns pagamentos em atraso ao meu empresário e, por isso, ele ofereceu-me como forma de saldar essa dívida. O mercado de inverno estava a poucos dias de começar e o Benfica não tinha centrais disponíveis. Eu jogava na terceira divisão e tínhamos acabado de subir para a segunda com o Vitória [no Brasil]», começou por explicar.
«Estava com uma pubalgia e mal conseguia andar. Cheguei a Lisboa a 31 de janeiro e, no dia seguinte, fiz os exames médicos. Não passei. O presidente, claro, não sabia disto. Ficou tudo em segredo. Durante três meses, chegava aos treinos três horas mais cedo para fazer fisioterapia. E depois treinava com o resto da equipa como se estivesse bem. Mas estava mal: não conseguia correr, controlar a bola ou passar em condições. Nem o treinador sabia do meu estado, mas considerava-me inapto. Só em abril consegui fazer o meu primeiro jogo», acrescentou.
Quando o contrato com as águias estava a terminar, surgiu a oportunidade de rumar ao FC Porto. Contudo, e com a ajuda da família, optou por recusar.
«O Benfica ofereceu-me três mil euros por mês. Eu tinha 20 anos. O FC Porto procurou-me, oferecendo um contrato de cinco anos e um valor muito mais alto. Eu não era a prioridade do Benfica, mas o FC Porto queria-me muito. Liguei para os meus pais e o meu pai disse-me 'não cuspas no prato onde comeste. Respeita quem acreditou em ti. Fica no Benfica, não é pelo dinheiro'. Foi uma grande lição de vida», concluiu.
David Luiz representou os encarnados até 2010, antes de rumar ao Chelsea. Atualmente, o central de 38 anos atua no Pafos, do Chipre.









































