Nosso Palestra
·19 de outubro de 2025
Abel diz que Wilton ‘desligou o microfone’ para falar com jogadores e lamenta derrota do Palmeiras: ‘Sou o primeiro que erro’

In partnership with
Yahoo sportsNosso Palestra
·19 de outubro de 2025
Em jogo marcado por erros individuais, e erros de arbitragem, o Palmeiras foi superado pelo Flamengo por 3 a 2 na tarde deste domingo (19) e perdeu a chance de disparar na liderança do Campeonato Brasileiro. Vitor Roque e Gustavo Gómez marcaram os gols palestrinos, enquanto Arrascarta, Jorginho e Pedro marcaram para o time carioca.
Com o resultado, Verdão e Flamengo ficam iguais na tabela, ambos com 61 pontos conquistados em 28 partidas disputadas. O time palestrino segue líder pelos critérios de desempate – 19 vitórias contra 18.
Após a partida, Abel Ferreira prestou entrevista coletiva e falou sobre o desempenho do Palmeiras e arbitragem.
— Do árbitro não vou falar, nem da atuação dele. Os lances estão aí, e cada um tire suas conclusões. E quanto ao jogo, entramos bem desde o início. Do outro lado, uma equipe com excelentes jogadores, muito bem treinada. Na primeira vez em nossa baliza, fizeram gol.
— Em dez minutos, tivemos três ou quatro chances, mais um pênalti que devia ser marcado, mas enfim… Não conseguimos, sofremos o gol. Entramos no jogo de novo. Uma equipe como a deles não precisa de fatores externos para conseguir resultados, mas infelizmente no segundo tempo entramos tarde no jogo. Eles foram altamente eficazes. Estou muito orgulhoso da minha equipe. Quero dar os parabéns ao Flamengo. – disse.
— Não vou falar (da arbitragem) mais, já falei o suficiente. Já fui expulso demais. Quando fui expulso e levei amarelo, ninguém falou dos árbitros. O que vocês falaram é que o treinador do Palmeiras era contra os árbitros, que era chato. Dizem que eu nunca falei sobre a profissionalização da arbitragem — as imagens estão aí.
— Essa não é minha função. Poderíamos ter feito ou não o gol no pênalti marcado. Depois, temos uma situação que eles aproveitam bem. Depois, na minha opinião, tem uma falta no Roque que ele não marca, e outra no Fuchs, em que o Pedro tira vantagem, mas ele não entendeu assim.
É o melhor árbitro brasileiro. Mas, com o Palmeiras — ou comigo —, as coisas não têm funcionado muito bem. Já me expulsou umas quatro ou cinco vezes. A forma como falou com meus jogadores… ele desligou o microfone.
Entendo sua pergunta, mas o jogo acabou há 15 minutos. Vamos preparar agora.
— Muito orgulhoso por jogar aqui, na casa do Flamengo. Jogamos de igual para igual, criando muitas dificuldades, mas a eficácia conta — a do nosso adversário. Nas vezes em que conseguiu chegar, a primeira já fez o gol. Isso conta muito, mérito da qualidade do nosso adversário. Tiveram pênalti e fizeram o gol.
O futebol é feito de erros — sou o primeiro que erra. Mas estou orgulhoso do meu time. Sinceramente, pelo que foi nossa preparação, fizemos o que tinha que ser feito. Temos que seguir em frente.
Passa pelo pênalti — é verdade que o Bruno poderia evitar aquilo, mas precisamos ver o restante. O Bruno vai ao chão antes, o meu jogador está parado, e o Pedro dá um empurrão e tira vantagem. É um lance que é precedido por uma falta no Roque, mas o árbitro que manda.
— O Murilo vinha de uma sequência absurda de jogos, e o Bruno podia nos dar muito mais bola, e vinha de um momento bom. Confio em todos os nossos jogadores. Entramos muito bem no jogo. Poderíamos ter tido um pênalti a nosso favor no início da partida — mas poderíamos ter falhado também. – encerrou.
Com o resultado, Verdão e Flamengo ficam iguais na tabela do Campeonato Brasileiro, ambos com 61 pontos conquistados em 28 partidas disputadas. O time palestrino segue líder pelos critérios de desempate – 19 vitórias contra 18.
A equipe palestrina volta a campo pelo Brasileirão no próximo domingo (26) às 20h30 (de Brasília) contra o Cruzeiro, no Allianz Parque. O time mineiro é o terceiro colocado, cinco pontos atrás do Palmeiras, mas com uma partida a mais disputada – 28 contra 29.
Antes disso, a equipe entra em campo pelo jogo de ida da semifinal da Libertadores, diante da LDU, na quinta-feira (23), às 21h30 (de Brasília), fora de casa, em Quito, no Equador.