Nosso Palestra
·04 de janeiro de 2026
‘Abel Ferreira não deve ser primeiro a desistir e nem último a voltar ao Palmeiras’

In partnership with
Yahoo sportsNosso Palestra
·04 de janeiro de 2026

O Palmeiras se apresenta para a temporada de 2026 neste domingo (4), na Academia de Futebol. Como nos últimos anos, a ausência será de Abel Ferreira, treinador que há menos de um mês acertou a renovação de contrato até o final de 2027.
O acerto dos dias a mais de férias é um acordo entre o clube e o técnico. A questão é que o cenário atual é diferente do passado de vitórias e títulos. Abel, como líder, deveria ser o primeiro a recepcionar o elenco na Academia. É o que se espera de um comandante.
Vale lembrar que foi justamente ele quem desistiu do Campeonato Brasileiro a três rodadas do fim e pediu aos atletas para não “gastarem energia nesta competição”, como revelou o bom documentário Acesso Total, produzido pelo grupo Globo.
A falta de cobrança interna ficou evidente na série dos bastidores da temporada perdedora do Palmeiras. O tom só subiu um pouco no meio da sequência negativa de seis partidas consecutivas, quando as duas competições praticamente foram decididas.
A versão de 2026 do Palmeiras precisa de mais treinador e menos coach. As frases feitas de motivação precisam ser substituídas por atitude. A primeira delas é ter o comandante perto dos seus desde o primeiro dia.
Presidente e diretor de futebol, por comodidade, preferem manter tudo como está e não ousam mexer na rotina de quem na verdade os comanda. Abel, comissão e o elenco começarão o ano em um cenário bem diferente.
O problema é que Abel Ferreira pode voltar de Portugal quando quiser porque sabe que não vai perder o lugar.
Gustavo Gómez é o atleta que mais aparece no documentário. A liderança exercida pelo camisa 15 é exemplar e não à toa ele já está entre os maiores da história, não só pelo número de jogos, gols e conquistas, mas por tudo o que representa.
Em um clube que decidiu se fechar, especialmente após a pandemia, ter um pouco de informação dos bastidores revela, entre outras coisas, a importância de jogadores como Gómez. Algo que a torcida sabe, mas que momentos assim amplificam a postura e o caráter.









































