Coluna do Fla
·26 de novembro de 2025
Abel Ferreira questiona punição de Ramon Abatti Abel após Flamengo assumir liderança do Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·26 de novembro de 2025

O árbitro Ramon Abatti Abel protagonizou algumas polêmicas no Brasileirão 2025, principalmente com lances a favor do Palmeiras. Não à toa, neste momento, o profissional cumpre uma suspensão de 40 dias do Superior Tribunal de Justiça Desportiva.
Assim, sem o árbitro disponível para apitar as partidas, o Palmeiras caiu de rendimento nas últimas semanas. Nessa terça-feira (25), após derrota por 3 a 2 para o Grêmio, o técnico Abel Ferreira saiu em defesa do juiz e questionou a punição.
– Não vivo de ‘ses’. Se o pênalti fosse marcado, o jogo tinha ficado 3 a 3 ou 4 a 3, mas depois deste pênalti muita coisa mudou. Nomeadamente o árbitro desta competição ficou pendurado, será que outros árbitros não ficaram com medo? –, iniciou Abel Ferreira.
– De apitar, por exemplo, o pênalti no Maracanã (em Gómez no início de Flamengo x Palmeiras). Se comparar o pênalti com o do Arrascaeta na casa do Palmeiras na primeira volta, há muita diferença? Há diferença a bola que bate no jogador do Vitória e nem ao VAR foi ver – acrescentou o técnico.
– Será que os árbitros não ficaram todos com medo que a CBF os castigasse e o STJD ainda desse mais dias de castigo, o que nunca tinha visto em cinco anos de Brasil? –, concluiu Abel Ferreira.
A principal polêmica envolvendo Ramon Abatti Abel aconteceu na vitória do Palmeiras por 3 a 2 sobre o São Paulo, no Brasileirão. Isso porque, o time do MorumBis teve um pênalti claro não marcado. Na ocasião, Allan deu carrinho em Tapia na área, mas o árbitro, no campo, nada mandou o jogo seguir.
Com isso, o São Paulo deixou o clássico indignado e prestou reclamações à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O resultado foi a suspensão de Abatti Abel e Ilbert Estevam por 40 dias. Desde então, o Palmeiras soma cinco jogos sem vencer no Brasileirão, com três derrotas e dois empates.
O Flamengo também entrou em campo nessa terça-feira (25) e ficou apenas no empate com o Atlético-MG, em 1 a 1, na Arena MRV. Bruno Henrique balançou as redes nos minutos finais da partida, evitando a derrota rubro-negra e garantindo mais um ponto para o time de Filipe Luís.
Agora, o Flamengo inicia preparação para o compromisso mais importante da temporada. No sábado (29), o time de Filipe Luís enfrenta o Palmeiras, às 18h (horário de Brasília), no Estádio Monumental de Lima, no Peru, pela grande final da Libertadores.
Ao vivo









































