Coluna do Fla
·22 de fevereiro de 2026
Abel Ferreira relembra de ato racista com jogador do Palmeiras ao falar sobre caso Vini Jr e dispara: “Nada aconteceu”

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·22 de fevereiro de 2026

O técnico Abel Ferreira comentou sobre mais um caso de racismo que Vini Jr sofreu na Europa. Na fala, o comandante português deixou claro que não tolera esse tipo de comportamento, porém, mencionou um caso que aconteceu com o atacante Luighi, do Palmeiras, que acabou não tendo a mesma repercussão.
— Eu não gosto de fazer julgamentos, mas defendo valores, o respeito, a dignidade humana, a justiça, a educação e a solidariedade. Porém, vivemos uma crise de valores da sociedade, que somos nós. Isso não é um problema do futebol. O ‘todos somos um’ é minha filosofia de vida, onde todos temos que respeitar uns aos outros, ser solidários e ter empatia -, disse, antes de prosseguir:
— Acredito que ninguém está contente com o que aconteceu, nenhum dos lados. Infelizmente, falamos e debatemos muito, mas fazemos muito pouco. Já no passado, coisas gravíssimas aconteceram e nada aconteceu, como no caso do Luighi –, frisou, antes de concluir:
— Vivemos, na minha opinião, na pior fase dos valores humanos. Não julgo casos, sou um defensor de valores, e nós, como sociedade, caminhamos a passos largos para algo inacreditável. Mais do que falar e debater, precisamos fazer -, finalizou Abel Ferreira em entrevista coletiva após vitória do Palmeiras no sábado (21), pelo Campeonato Paulista.
O ocorrido mencionado por Abel Ferreira aconteceu na disputa da Libertadores Sub-20 disputada em 2025. Na ocasião, o atacante Luighi foi vítima de atos racistas durante a partida entre Palmeiras e Cerro Porteño (PAR). Em entrevista após o duelo, o jogador disparou e fez duras críticas sobre o caso.
Sim! Vini Jr continua sendo alvo no futebol europeu. Dessa vez, o Cria do Flamengo acusou Gianluca Prestianni, do Benfica (POR), de ato racista. Ao se direcionar ao árbitro do jogo, o atacante do Real Madrid (ESP) fez questão de declarar que o volante do time português o chamou de ‘macaco’. Mesmo diante disso, o atleta argentino sequer foi punido.
Enquanto Vini Jr segue na luta no combate ao racismo, o elenco do Flamengo se prepara para mais um compromisso importante na temporada. Neste domingo (22), o Rubro-Negro encara o Madureira, pela ida da semifinal do Carioca.
A bola rola às 20h30 (horário de Brasília), no Maracanã. Desse modo, o Coluna do Fla TV, como de costume, mostra os detalhes da partida com a cobertura ‘in loco’ de Rodrigo Lima e Rock Hudson no YouTube, além de site e redes sociais. Por fim, o SporTV (canal fechado), o Premiere (pay-per-view) e a GETV (YouTube) exibem o confronto.
Ao vivo









































