Gazeta Esportiva.com
·27 de novembro de 2025
Abel vai para 15ª final pelo Palmeiras e pode se isolar em lista histórica de técnicos

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·27 de novembro de 2025

O técnico Abel Ferreira fará, neste fim de semana, a sua 15ª final desde que chegou ao Palmeiras. O Verdão encara o Flamengo na grande decisão da Libertadores neste sábado, a partir das 18h (de Brasília), no Estádio Monumental U, em Lima, no Peru.
Em mais uma final pelo Alviverde, o treinador português terá um desafio à altura: vencer o time que tem sido o principal rival do Palmeiras nos últimos anos. Para isso, o comandante precisará reencontrar rapidamente a força do elenco, que parece ter diminuído após a série de resultados ruins.
Abel Ferreira foi anunciado como novo técnico do Palmeiras no dia 30 de outubro de 2020. De lá para cá, oito treinadores efetivos passaram pelo Flamengo: Rogério Ceni, Renato Gaúcho, Paulo Sousa, Dorival Júnior, Vítor Pereira, Jorge Sampaoli, Tite e, agora, Filipe Luís.

Primeiro título de Abel Ferreira pelo Palmeiras foi a Libertadores de 2020 (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
No recorte dos últimos cinco anos, foram 15 finais para Abel no comando do Palmeiras. O comandante português levou à equipe a três finais de Libertadores, uma Copa do Brasil, três Supercopas do Brasil, cinco Paulistas, um Mundial de Clubes e duas Recopas Sul-Americanas.
Das 14 finais disputadas até o momento, Abel levou o Palmeiras a oito títulos: duas Libertadores (2020 e 2021), uma Copa do Brasil (2020), uma Recopa Sul-Americana (2022), uma Supercopa do Brasil (2023) e três Paulistas (2022, 2023 e 2024). Isso totaliza um aproveitamento de 57,1%.
A última final de Abel pelo Palmeiras, porém, não teve um final feliz. No início da temporada, em meados de março, o Verdão perdeu o Paulista para o Corinthians. A equipe alviverde saiu derrotada no jogo de ida, no Allianz Parque, e empatou sem gols no duelo decisivo, na Neo Química Arena.
Se conquistar o título da Libertadores neste sábado, Abel Ferreira pode alcançar um feito importante e se isolar como o técnico mais vitorioso da história do Palmeiras. Este seria o tricampeonato individual do treinador e o tetra do clube palmeirense.
Neste momento, Abel divide o posto com outro histórico treinador do Verdão: Oswaldo Brandão. Ambos dividem a liderança do ranking, com 10 títulos conquistados. Além dos oito troféus em mata-matas, o português ainda soma as conquistas do Campeonato Brasileiro de 2022 e 2023.
Outra oportunidade para tal, ainda que mais remota, é a conquista do título do Campeonato Brasileiro. O Palmeiras, no entanto, viu o cenário ficar mais difícil após a derrota para o Grêmio. O Flamengo lidera a Série A, com 75 pontos, enquanto o Verdão está em segundo, com 70.
Além de buscar seu 11º título pelo Palmeiras, o técnico Abel Ferreira ainda busca evitar um feito inédito e negativo no comando do clube. Sob seu comando, o Verdão nunca passou uma temporada sem conquistar títulos.
O mais próximo disso aconteceu na última temporada, quando o Palmeiras ganhou apenas o Campeonato Paulista. Já neste ano, a principal chance do Alviverde está na Libertadores, uma vez que a situação no Brasileirão ficou muito mais complicada. O time não disputa mais a Copa do Brasil e ficou com o vice no Estadual.









































