Quem joga? Os dilemas do Palmeiras para a final da Libertadores | OneFootball

Quem joga? Os dilemas do Palmeiras para a final da Libertadores | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·27 de novembro de 2025

Quem joga? Os dilemas do Palmeiras para a final da Libertadores

Imagem do artigo:Quem joga? Os dilemas do Palmeiras para a final da Libertadores

Neste sábado, o Palmeiras enfrentará o compromisso mais importante da atual temporada: duela contra o Flamengo na grande final da Copa Libertadores da América. A bola rola às 18h (de Brasília), no Estádio Monumental U, em Lima, capital do Peru.

O Alviverde chega à decisão em meio a uma série negativa de cinco jogos sem vencer, com três derrotas e dois empates. Além disso, o técnico Abel Ferreira também vive alguns dilemas para montar a escalação do Palmeiras. Ele terá mais três dias para decidir o 11 inicial ideal.


Vídeos OneFootball


É fato que o treinador pode ter indicado a possível escalação da final ao poupar exatamente 11 jogadores da partida contra o Grêmio. O goleiro Carlos Miguel, os laterais Piquerez e Khellven, os zagueiros Bruno Fuchs, Gustavo Gómez e Murilo, os meio-campistas Allan, Andreas Pereira e Raphael Veiga, além dos atacantes Flaco López e Vitor Roque se juntaram à delegação posteriormente, mas apenas Piquerez, Andreas e Allan foram para o jogo.

Ainda assim, três dias ainda é muito tempo quando se trata de uma final de Copa Libertadores, sobretudo ao se considerar todas as constantes. As principais dúvidas do Palmeiras, por exemplo, podem girar em torno de dois setores específicos: o meio-campo e o ataque.

Os dilemas do Palmeiras

O primeiro dilema do Palmeiras trata-se, logo de cara, da formação a ser utilizada pela equipe na decisão. Abel Ferreira pode optar por manter a estratégia de jogo, o que é mais provável diante do cenário de uma final, mas também pode voltar ao sistema de três zagueiros, como já fez ao longo da temporada.

No meio, a principal dúvida gira em torno da posição de primeiro volante. Aníbal Moreno cometeu erros decisivos em jogos do Palmeiras neste ano. No duelo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Corinthians, ele foi expulso aos 15 minutos do primeiro tempo por dar uma cotovelada em José Martínez. Já contra o próprio Flamengo, na derrota pelo Brasileirão, ele errou na saída de bola no lance que gerou o terceiro gol rubro-negro.

Aníbal, inclusive, foi titular contra o Grêmio e cometeu um pênalti sobre Carlos Vinícius. Outra opção seria a entrada de Emiliano Martínez, que também não vive um bom momento nesta reta final de ano. A alternativa mais viável, portanto, pode ser a utilização de Bruno Fuchs como volante, o que já foi feito por Abel nesta temporada.

Bruno Fuchs passou a ser improvisado na função na goleada por 4 a 1 sobre o Juventude, pelo Campeonato Brasileiro, diante do alto número de desfalques do Palmeiras. A alternativa agradou Abel pela calma do jogador e pela qualidade na saída de bola. Além disso, por ser zagueiro de origem, confere características mais defensivas ao meio-campo, dando mais liberdade para o segundo volante.

E o ataque?

Na escalação indicada por Abel ao poupar jogadores contra o Grêmio, quem começaria jogando pelos lados campo no ataque seriam Raphael Veiga e Allan. Acontece que ambos são canhotos e preferem atuar pela direita, mas um dos dois precisaria jogar pela esquerda, o que poderia não ser favorável num contexto decisivo.

Caso Abel opte por escalar Veiga ou Allan do lado direito, surgem duas opções para o lado esquerdo do ataque: Felipe Anderson e Ramón Sosa. O camisa 7 não vive um bom momento, mas o treinador já mostrou que confia no atacante. Ele, inclusive, foi titular e completou os 90 minutos na derrota para o Grêmio.

Do outro lado, Ramón Sosa foi uma das apostas de Abel Ferreira para a grande virada sobre a LDU-EQU, no Allianz Parque, no jogo de volta da semifinal da Libertadores. O paraguaio abriu o placar para o Verdão e foi parte determinante para o resultado.

Resta saber, agora, qual será o time titular do Palmeiras para a grande decisão da Copa Libertadores. Fato é que Abel terá três dias para promover os últimos ajustes antes da final.

O que está em jogo na final da Libertadores

Palmeiras e Flamengo disputam não só a tão desejada taça da Libertadores, mas também o título simbólico de maior campeão da competição no futebol brasileiro. Um dos dois será o primeiro clube a se tornar tetracampeão da competição intercontinental, superando também o São Paulo.

Os dois elencos, inclusive, já estão em Lima para a grande decisão da Copa Libertadores. As duas equipes treinarão na quinta e na sexta-feira para a grande decisão. Os técnicos Abel Ferreira e Filipe Luís, assim como um jogador de cada plantel, ainda concederão entrevista coletiva pré-jogo.

Próximos jogos do Palmeiras

  1. Palmeiras x Flamengo (Final da Libertadores)
  2. Data e horário: 29 de novembro de 2025 (sábado), às 18h (de Brasília)
  3. Local: Estádio Monumental U, em Lima (PER)
  1. Atlético-MG x Palmeiras (jogo atrasado da 34ª rodada do Campeonato Brasileiro)
  2. Data e horário: 03 de dezembro (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
  3. Local: Arena MRV, em Belo Horizonte (MG)
Saiba mais sobre o veículo