Gazeta Esportiva.com
·07 de novembro de 2025
Abel vê vitória “justa” do Palmeiras em clássico e lamenta baixas por convocações em reta decisiva

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·07 de novembro de 2025

O técnico Abel Ferreira entende que a vitória do Palmeiras sobre o Santos, na noite desta quinta-feira, foi “inteiramente justa”. O Verdão venceu o Peixe por 2 a 0, no Allianz Parque, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, e abriu uma vantagem importante sobre o Flamengo na ponta. Na visão do treinador, a equipe pecou na efetividade na primeira etapa, mas fez valer a superioridade no segundo tempo.
“Eu acho que a primeira e segunda parte foram muito semelhantes. A diferença é que na segunda parte fomos efetivos e traduzir as chances em gols. Na primiera parte tivemos duas situações de suas transições do nosso adversário em que fizemos mais abordagens, de não acompanhar os movimentos na marcação, e isso poderia ter saído caro. Na primeira parte foi nisso que pecamos, no momento em que não conseguimos finalizar e demos transições ao nosso adversário”, avaliou Abel.
“No intervalo, o que disse aos jogadores é que tínhamos que manter o ritmo, fiz pequenas correções de posicionamento, e a equipe esteve muito bem, tanto os que iniciaram como os que entraram depois. Uma equipe sempre a manter a energia no jogo, sempre a procura do gol. Acho que é uma vitória inteiramente justa para aquilo que fizemos nos 90 minutos”, prosseguiu.
O Palmeiras criou diversas oportunidades ao longo da partida, mas só conseguiu abrir o placar aos 21 minutos do segundo tempo, com Vitor Roque. Já aos 34 minutos, o centroavante balançou as redes novamente e selou a vitória alviverde no Allianz Parque.
Personagem decisivo no clássico desta quinta-feira, Vitor Roque não estará à disposição para o próximo clássico contra o Santos, agendado para o dia 15 de novembro. O ‘Tigrinho’ foi convocado pelo técnico Carlo Ancelotti para defender a Seleção Brasileira nos amistosos contra Senegal e Tunísia, marcados para os dias 15 e 18 deste mês.
Já nesta quinta-feira, Flaco López foi convocado para defender a seleção da Argentina no amistoso contra a Angola, no dia 14, e também deve desfalcar o Verdão contra o Santos. Abel citou uma fala de Ancelotti sobre a prioridade à Seleção, mas lamentou que elas tenham vindo em um momento decisivo da temporada.
“Esta vitória só faz sentido porque ganhamos contra o Juventude, conseguimos um empate contra o Cruzeiro num momento difícil, não consigo olhar para esse clássico e atribuir mais importância a esses três pontos do que contra o Juventude. É um campeonato competitivo, penso que ainda vamos perder pontos até o fim. Há uma série de circunstâncias que são anormais, que não deveriam existir. Ancelotti disse muito bem, a prioridade é a Seleção, como eu o entendo, mas não me parece justo nem correto, nesta altura, nós perdermos jogadores para que as seleções façam amistosos. Não existe lado nenhum”, disse o treinador.
“Há muita coisa a mudar, muitas decisões difíceis a serem feitas. Isso não pode acontecer. Será que temos que ajustar o calendário para igualar o calendário europeu? Não sei. Não é justo nem para nós nem para os outros. Mas pronto, temos que jogar com aquilo que está a passar, mas acho que, sinceramente, deveria ser algo de uma reflexão profunda. É até um pouco vergonhoso quando me perguntam o que está acontecendo quando ficamos sem jogadores para as seleções numa reta final importantíssima. Algo está mau aqui. Não sei se é a nossa direção, se é a CBF, os treinadores, mas acho que não está bem. Isso não existe”, completou.
Apesar da reclamação, o comandante palmeirense enfatizou que o clube respeita todas as decisões e não ensaia nenhum movimento para pedir que as seleções nacionais desconvoquem os jogadores chamados até o momento.
“O Palmeiras não faz isso, não é um clube que faz isso. O Palmeiras respeita muito aquilo que é a seleção nacional de todos. Todos. Que autoridade tenho eu ou o Palmeiras para pedir que os treinadores nacionais desconvoquem seus jogadores? Se isso existe, tem que dizer que são os clubes que fazem isso”, finalizou Abel.
Com o resultado, o Palmeiras não só se manteve na liderança do Brasileirão, como abriu três pontos de vantagem sobre o Flamengo, vice-líder da competição. O Verdão chegou aos 68 pontos, enquanto a equipe carioca soma 65. O Alviverde ainda alcançou a terceira vitória seguida entre todas as competições.









































