Alan Varela alvo de processo disciplinar após queixa do Benfica | OneFootball

Alan Varela alvo de processo disciplinar após queixa do Benfica | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·18 de outubro de 2025

Alan Varela alvo de processo disciplinar após queixa do Benfica

Imagem do artigo:Alan Varela alvo de processo disciplinar após queixa do Benfica

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) informou, esta sexta-feira, através das suas plataformas oficiais, a abertura de um processo disciplinar ao médio do FC Porto Alan Varela.

Segundo a nota do organismo federativo, o processo foi instaurado na sequência de “participação disciplinar apresentada, a 13 de outubro”, pelo Benfica.


Vídeos OneFootball


“Instauração de processo disciplinar a Alan Gonzalo Varela, por deliberação da Secção Profissional, de 16 de outubro de 2025, tendo por objeto factos ocorridos no jogo n.º 10809 (203.01.072), disputado entre a FC Porto SAD e a SL Benfica SAD, realizado no dia 5 de outubro de 2025, a contar para a Liga Betclic. A instauração ocorreu na sequência de participação disciplinar apresentada, em 13 de outubro de 2025, pela Sport Lisboa e Benfica – Futebol SAD”, pode ler-se na nota do Conselho de Disciplina.

O incidente em causa ocorreu no Clássico realizado a 5 de outubro no Estádio do Dragão, que terminou sem golos, e diz respeito a uma alegada cotovelada de Alan Varela sobre Pavlidis, conforme sustenta o Benfica.

“O processo foi enviado, dia 17 de outubro de 2025, à Comissão de Instrutores da Liga Portugal, ficando excluída a publicidade até ao fim da instrução”, termina o comunicado.

Ao minuto 77, durante uma transição ofensiva, Pavlidis foi atingido por Alan Varela, na zona do calcanhar, queda que deixou o avançado grego no relvado. O árbitro Miguel Nogueira analisou a situação e mostrou cartão amarelo ao jogador argentino. O Benfica considera que não existiu intenção de jogar a bola e que o lance justificaria um cartão vermelho, motivo pelo qual apresentou a participação disciplinar.

Argentino já reagiu à intenção do Benfica

Numa entrevista recente ao jornal A Bola, Alan Varela foi questionado sobre a possibilidade de haver uma queixa em seu nome após o lance com Vangelis Pavlidis, situação que o organismo federativo confirmou posteriormente.

“Cada um tem a sua opinião. Houve muitas jogadas em que talvez não tenham sido assinaladas faltas a nosso favor, mas esse jogo já é passado. Não ganho nada por falar sobre isso. Temos de pensar no próximo jogo. Vêm aí muitas partidas fora de casa e temos de estar muito concentrados, para ganharmos todas”, destacou o médio.

Clássico resulta em inquéritos e vários processos disciplinares

Na quinta-feira, o Conselho de Disciplina anunciou a abertura de novos processos disciplinares relacionados com o Clássico. O Benfica também foi alvo de um procedimento, embora as motivações ainda não tenham sido divulgadas. O órgão responsável pela disciplina a nível nacional determinou igualmente a abertura de dois processos de inquérito referentes à partida.

Anteriormente, o mesmo Conselho tinha instaurado procedimentos disciplinares contra Vangelis Pavlidis, o FC Porto e o seu presidente, André Villas-Boas.

Saiba mais sobre o veículo