Gazeta Esportiva.com
·10 de novembro de 2025
Análise: Apesar de derrota, Santos tem boa postura diante do Flamengo e sonha com dias melhores

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·10 de novembro de 2025

JP Cardoso
O Santos foi ao Maracanã neste domingo e saiu derrotado pelo Flamengo por 3 a 2, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Peixe, que luta para sair da zona de rebaixamento, era naturalmente um “azarão” diante do Rubro-Negro, um dos candidatos ao título da competição.
Para a partida, o técnico Juan Pablo Vojvoda escalou novamente o meia-atacante Neymar, que foi preservado na derrota contra o Palmeiras, no meio de semana. Além disso, o treinador do Santos escalou uma equipe com três volantes diante do Flamengo, uma decisão que se mostrou acertada, principalmente no primeiro tempo.
Conforme explicou na entrevista coletiva após a partida, Vojvoda queria um meio-campo mais “povoado”, com o intuito de dificultar o volume de jogo flamenguista. O Santos não só parou o ímpeto dos cariocas durante algum tempo, como também foi ao ataque e teve boas chances.
O gol que abriu o placar ao Flamengo, de bola parada, veio de uma infelicidade de Brazão e Arão, que se atrapalharam no lance que resultou no tento de Léo Pereira. Se não fosse o gol sofrido, o Santos teria sido a melhor equipe no primeiro tempo, até porque finalizou nove vezes contra seis dos cariocas. Além disso, o Peixe criou duas grandes chances contra zero dos flamenguistas.
Apesar da derrota parcial, o Santos se mantinha organizado e no páreo contra o Flamengo. Entretanto, Arrascaeta, com mais um passe mágico em sua carreira, deixou Carrascal na cara do gol para ampliar o placar.
O segundo tento parece ter sido um baque emocional no Santos, que viu tudo desmoronar na falha de Igor Vinícius no terceiro gol do Flamengo. O lateral só atuou porque Mayke, titular da posição, estava suspenso.
E mesmo com um 3 a 0 contra no placar, o Santos tirou forças de onde não tinha para marcar duas vezes nos acréscimos e incendiar o fim do jogo no Maracanã.
As derrotas para Palmeiras e Flamengo podiam ser consideradas esperadas, mas, mesmo assim, o Santos teve uma boa postura diante dos principais candidatos ao título do Campeonato Brasileiro.
Neymar não teve grande atuação neste domingo, mas a tendência é que o camisa 10 ganhe ritmo nos treinos para ser ainda mais perigoso na sequência da competição.
Além disso, mesmo que pareça um esquema “mais defensivo”, Vojvoda pode ter achado no trio de volantes que testou um novo ponto de equilíbrio para este Santos, que luta para se manter de pé na luta contra a degola.









































