Gazeta Esportiva.com
·26 de outubro de 2025
Análise: Corinthians muda postura, compete fora de casa e acha vitória fundamental

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·26 de outubro de 2025

Por Thais Bueno
Ao fim dos 90 minutos, o que ficou registrado foi o triunfo do Corinthians sobre o Vitória no último sábado, por 1 a 0, em pleno Barradão. O Timão passou longe de ter uma boa exibição, mas competiu e mostrou uma postura diferente dos demais jogos fora de casa. O Alvinegro achou a vitória em um lance de bate e rebate, em sobra de bola que Charles completou para o gol. Em um jogo brigado, o triunfo veio no melhor ‘estilo Corinthians’, como disse o volante.
Diantes das baixas de Maycon e principalmente Matheuzinho, o Corinthians iniciou a partida com uma nova improvisação na lateral direita, dessa vez de José Martínez. Dorival ainda surpreendeu e promoveu a entrada de Carrillo, recuperado de lesão, no time titular. Raniele, por sua vez, jogou como volante e, em algumas ocasiões, atuou como terceiro zagueiro.
O Timão começou tendo mais a posse de bola, inicialmente muito passiva. O Vitória, por sua vez, não pareceu preocupado em dar a bola ao Alvinegro e tentar armar contra-ataques em recuperações no campo de ataque. A partir dos 15 minutos, porém, o cenário passou a ficar mais equilibrado.
Com quase 30 minutos, o jogo reservou pouquíssimas emoções. O Vitória melhorou na partida, enquanto o Corinthians pareceu piorar. O Timão sequer conseguia passar do meio-campo, com uma posse de bola extremamente concentrada na defesa e zero chances claras de gol – isso com o trio Memphis, Yuri e Garro em campo. Além disso, o time ainda errou muito na saída de bola, cedendo oportunidades de contra-ataque ao Leão, que não aproveitou.
Depois de 40 minutos de uma partida muito física e truncada, o Corinthians criou sua primeira oportunidade clara no primeiro tempo. Matheus Bidu ficou com a sobra na pequena área e chutou à queima-roupa, mas Thiago Couto, que substituiu Lucas Arcanjo, fez uma grande defesa.
Ainda nos acréscimos, o Corinthians se animou com a chance de gol e voltou a atacar o Vitória. Yuri Alberto saiu cara a cara com Thiago Couto e fez tudo certo: driblou o goleiro, mas concluiu com uma péssima finalização para fora. A sorte do camisa 9 é que o bandeirinha marcou o impedimento. De modo geral, o primeiro tempo das duas equipes foi ruim em termos técnicos. As defesas, por sua vez, se destacaram.
O Corinthians voltou para o segundo tempo sem mudanças e passou a sofrer mais defensivamente, sobretudo pela pressão do Vitória, que precisava do resultado para deixar o Z4. Felipe Longo foi obrigado a fazer uma grande defesa em chute de Aitor e evitou o gol do Leão. O Timão seguiu errando muitos passes, gerando alguns lances de perigo da equipe mandante.
O Timão, como em todo jogo fora de casa, encontrou dificuldades para propor o jogo. A equipe alvinegra não criou muito e teve uma apresentação abaixo, é verdade, mas ao menos mostrou uma mudança na postura – algo muito cobrado pela torcida. Os jogadores não tiraram o pé em grande parte dos duelos e travaram um jogo físico complicado contra o Vitória.
Aos 34 minutos da etapa final, o Alvinegro ficou em uma situação ainda mais complicada, com Breno Bidon sendo expulso. O elenco corintiano precisou se doar ainda mais na marcação com um jogador a menos. O time manteve o zero no placar mesmo com a pressão do rival graças a dois fatores: boa solidez defensiva e Felipe Longo, que fez defesas importantes ao longo do jogo.
E já no fim da partida, o Corinthians achou o gol da vitória. Garro cobrou escanteio para dentro da área e Thiago Couto deu um soco na bola para afastar. A sobra ficou com Memphis, que cruzou para o meio. No bate e rebate, a bola subiu e Charles completou de cabeça para o fundo das redes, dando o triunfo ao Timão. Nos minutos finais do jogo, Felipe Longo ainda fez uma defesaça para garantir a vitória do time corintiano.
O Corinthians, assim, encontrou um resultado importantíssimo e saltou na tabela do Brasileirão. Apesar de ter tido claras dificuldades, a equipe atendeu às cobranças da torcida, voltou a competir e melhorou a postura como visitante. Resta saber, agora, se o Timão conseguirá manter a regularidade até o fim da competição.
Com o resultado, o Corinthians somou sua segunda vitória consecutiva pela primeira vez no Campeonato Brasileiro. O Timão subiu para a nona colocação na classificação e alcançou os 39 pontos, se afastando da zona de rebaixamento e figurando, ainda que provisoriamente, na parte de cima da tabela.
Ao vivo


Ao vivo







































